
Jornalista britânica desaparecida no Brasil: família e autoridades intensificam buscas
Charlotte Alice Peet, de 32 anos, não é vista desde 8 de fevereiro. Associação de Imprensa pede esforços para encontrá-la.
A jornalista e modelo britânica Charlotte Alice Peet, de 32 anos, está desaparecida há mais de dez dias, e sua família, amigos e autoridades brasileiras seguem em busca de informações sobre seu paradeiro. O caso está sendo investigado pela 5ª Delegacia de Pessoas Desaparecidas do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), em São Paulo.
Charlotte, que trabalhou como jornalista freelancer para renomados veículos internacionais como The Times, The Telegraph, The Evening Standard e Al Jazeera, é fluente em português e já residiu no Brasil entre 2021 e 2022. Durante esse período, produziu reportagens sobre temas sensíveis, como a violência policial em comunidades cariocas e a pandemia da covid-19.
A jornalista retornou ao Brasil em novembro de 2024 e foi vista pela última vez em São Paulo, onde afirmou a uma amiga, no dia 8 de fevereiro, que pretendia viajar para o Rio de Janeiro. No entanto, desde então, não fez mais contato. A família de Charlotte, residente no Reino Unido, alertou as autoridades após perder a comunicação com ela, fornecendo informações sobre seu voo, dados do passaporte e um retrato recente.
A Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil (ACIE) emitiu um apelo para que as autoridades brasileiras intensifiquem as buscas. O presidente da ACIE, Edmar Figueiredo, declarou: “Estamos profundamente preocupados com o desaparecimento de Charlotte Alice Peet e expressamos solidariedade à sua família e amigos. Apelamos às autoridades para que redobrem os esforços a fim de localizá-la o mais rápido possível.”
O pai de Charlotte, Derek Peet, expressou sua angústia em entrevista à Sky News, afirmando que o desaparecimento da filha é “muito preocupante” e que sua viagem não anunciada ao Brasil foi algo incomum. “Havia algo na mente dela, do contrário, teria nos informado”, disse.
O Escritório de Relações Exteriores do Reino Unido confirmou que está prestando assistência à família e colaborando com as autoridades brasileiras na busca pela jornalista.
Qualquer pessoa que tenha informações sobre Charlotte Alice Peet deve entrar em contato com a Polícia Civil de São Paulo ou com a 5ª Delegacia de Pessoas Desaparecidas do DHPP. Seu retrato foi divulgado amplamente nas redes sociais e nos meios de comunicação, na esperança de que alguém possa reconhecer a jornalista e ajudar a localizá-la.
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.