
Prefeitura explica sobre sinalização tátil no bairro Água Verde
Segundo a administração municipal, a sinalização tem justamente o objetivo de orientar deficientes visuais e pessoas com baixo índice de visão até o alinhamento predial
Em resposta ao meu apelo sobre a posição de dois pisos táteis no bairro Água Verde, em Curitiba, a Prefeitura da capital entrou em contato e afirmou que ambos estão dentro das normas técnicas da ABNT NRB 9050/2020 e 16537/2024.
As sinalizações vêm, há dias, chamando atenção de quem passa pelos locais. Mas, ao contrário do que aparenta, está tudo certo. É verdade que para nós – leigos no assunto – parece sem sentido que um caminho vá dar em um muro ou em um portão. Contudo, segundo a administração municipal, os dois pisos táteis foram colocados no local justamente para orientar deficientes visuais e pessoas com baixo índice de visão até o alinhamento predial.
Veja a nota a íntegra:
“A instalação de pisos táteis na rua Dom Pedro I e Avenida República Argentina, no bairro Água Verde, está rigorosamente dentro das normas técnicas. Os projetos de acessibilidades de calçadas são executados em Curitiba de acordo com as normas ABNT NRB 9050/2020 e 16537/2024, sendo estas as normas que regem todos os dispositivos de acessibilidade do Brasil, como rampas e pisos táteis.
O piso tátil direcional é utilizado para orientar até o alinhamento predial, que é utilizado como guia de balizamento, podendo ser um muro, grade ou até mesmo a grama. Podendo também estar interligado a outro piso tátil direcional, quando esse existir como forma de orientação.”
LEIA TAMBÉM:
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.