Colunas
O Golpe dos Correios e como evitar para não ser vítima
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O Golpe dos Correios e como evitar para não ser vítima

A maioria das compras usadas nesse tipo de crime é do exterior, mas também existem registros de encomendas nacionais

Pedro Ribeiro - quinta-feira, 7 de novembro de 2024 - 12:32

O “Golpe dos Correios”, que vem aumentando a cada dia o número de vítimas no país, começa assim: você recebe uma mensagem por SMS ou e-mail de que um pacote, em seu nome, está retido na alfândega e aguarda pagamento de uma taxa para ser liberado. Nesses avisos, os profissionais da malandragem – golpistas – usam informações detalhadas, como endereço da entrega verdadeiro e até o número do pedido feito pela vítima. 

Vale destacar que a maioria das compras usadas nesse tipo de crime é do exterior, mas também existem registros de encomendas nacionais. 

Para que você, possível vítima, não caia neste golpe, basta acessar o aplicativo, no celular, ou o site dos Correios e rastrear sua encomenda nos canais oficiais. Os Correios também aconselham que as pessoas jamais cliquem em links enviados no corpo de e-mails e SMS. 

É importante ter em mente que a Receita Federal não manda mensagens para cobrar pagamento para liberação de mercadorias e que, se a encomenda chegou pelos Correios, a emissão do boleto para pagamento é realizada somente por meio da plataforma “Minhas Importações” no site o App dos próprios Correios. 

golpe-dos-correios
Exemplo de uma mensagem do Golpe dos Correios. (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)

Este ‘Golpe dos Correios’ é uma tentativa de roubo que utiliza como pretexto uma falsa encomenda que precisa ser retirada pelo consumidor. A mensagem chega, geralmente, por SMS, mas também pode ser enviada por e-mail, WhatsApp e até pelo Instagram. O Golpe dos Correios é um tipo de phishing – criminosos que passam por grandes empresas – um dos mais aplicados no Brasil.

Phishing (que transmite a ideia de ‘pescando informações’) é uma técnica utilizada por criminosos para obter informações confidenciais por meio de links maliciosos que direcionam os usuários para sites falsos, onde seus dados são roubados.

Confira abaixo como evitar e aprender a identificar tentativas de golpes utilizando o nome dos Correios:

1.Confira o e-mail e o nome do remetente

  • Atenção aos nossos canais de comunicação: só enviamos e-mails do domínio @correios.com.br. Sempre verifique o endereço de e-mail do remetente para garantir que seja legítimo antes de clicar em qualquer link ou fornecer informações pessoais.

Não clique nos links no corpo do e-mail em nenhuma hipótese. Caso esteja realmente esperando uma encomenda, entre no site oficial dos Correios e confira o rastreamento do produto.

3. Desconfie de mensagens urgentes

Sites ou e-mails de phishing chegam com uma mensagem inesperada e surpreendente. Esteja atento e desconfie de mensagens que solicitam informações confidenciais, especialmente se ameaçarem consequências negativas se você não agir imediatamente.

4. Atualização constante

Mantenha aplicativos e softwares de rastreamento de vírus atualizados para se proteger contra novas ameaças. Esses programas fazem uma varredura periódica e eliminam os arquivos danosos ao computador.

5. Notifique junto ao seu provedor os e-mails suspeitos

Se você perceber qualquer atividade suspeita, reporte imediatamente o ocorrido ao seu provedor de e-mail, caso o filtro automático não tenha identificado a mensagem como spam. Para isso, é preciso clicar na mensagem e abrir o menu de opções e clicar na opção “denunciar spam” ou “denunciar phishing”.

Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe