Agrinho entregará 2,6 mil prêmios a estudantes e reunirá 4 mil pessoas
O tema do evento este ano é “Agrinho: do campo à cidade, colhendo oportunidades”
Um dos maiores eventos de incentivos aos jovens para aprenderem e a participarem do agronegócio paranaense, o Agrinho, terá, este ano, 2,6 mil prêmios a estudantes do Estado. A premiação do maior programa de responsabilidade social do Sistema FAEP acontece no dia 4 de novembro, no Expotrade Pinhais, para 4 mil pessoas
O evento de encerramento da 29ª edição do Programa Agrinho, promovido pelo Sistema FAEP, vai reunir cerca de 4 mil pessoas, incluindo alunos, pais, professores, diretores, representantes da comunidade escolar e autoridades. A cerimônia está marcada para o dia 4 de novembro, a partir das 8 horas, no Centro de Convenções Expotrade Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
Agrinho, do Campo à Cidade
O tema do evento, “Agrinho: do campo à cidade, colhendo oportunidades”, segue a linha temática do concurso deste ano. No total, o Agrinho contou com 15 categorias, abrangendo alunos de diversas faixas etárias das redes pública, privada e das Apaes. Além das categorias tradicionais, o evento vai premiar os vencedores das modalidades Redação Paraná, Robótica, Programação, Colégios Agrícolas e AgroRobótica.
“Ao longo de quase três décadas, o Programa Agrinho tem inspirado nossos jovens a serem protagonistas no desenvolvimento da cidadania e da sustentabilidade. Em 2024, reafirmamos nosso compromisso em fortalecer essa jornada de aprendizado e transformação em todas as regiões do Paraná. O tema deste ano destaca a importância da integração entre os diversos setores da economia, conectando o meio rural ao urbano, para construirmos um futuro de oportunidades para todos”, destaca o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.
Premiação do Agrinho
A abertura do evento ficará por conta da Sista Produções Artísticas, que preparou uma performance de dança exclusiva para o Agrinho. Além desse espetáculo, a premiação contará com diversos espaços interativos para os estudantes, oferecendo jogos lúdicos e educativos sobre temas como empreendedorismo e ESG, alinhados ao tema do concurso. Para completar a experiência, uma ação surpresa está programada, trazendo ainda mais emoção ao evento.
No total, serão entregues 2,6 mil prêmios, entre celulares smartphones, tablets, chromebooks, notebooks e projetores multimídia, além de três automóveis para os professores vencedores da categoria Experiência Pedagógica.
Mais crédito aos agricultores familiares
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira(29/10), o projeto de lei que aumenta recursos para garantir mais crédito aos agricultores familiares (PL 2750/2024). O projeto é de iniciativa do Executivo.
Durante a reunião, o senador Oriovisto Guimarães (Podemos/PR) anunciou que votaria a favor da proposta, mas alertou sobre o quanto o governo tem usado e abusado dos fundos garantidores: “São muitos fundos para garantir investimentos, residências e programas como o Pé de Meia. Em 2014, o governo Federal disponibilizava R$ 24 bilhões para esses fundos; hoje a conta subiu para R$ 108 bilhões. Por mais que as causas justifiquem, é sempre o uso do dinheiro público. E se der alguma complicação, os bancos públicos é que terão que arcar com o prejuízo”.
O senador lembrou que “uma contabilidade mágica levou ao impeachment da ex-presidente Dilma Roussef” e que, apesar de o Congresso estar aprovando os aportes, é preciso alertar sobre as consequências: “É um aumento de liquidez, baseado na filosofia do governo de que ‘gasto é vida’, mas economia sustentada não é a que depende de esmola, e sim de condições para crescer. O reflexo disso na economia é aumento de inflação e desvalorização do real frente ao dólar. Se o dinheiro aportado voltasse para o Tesouro, poderia ser abatido na dívida interna. É muito preocupante o quanto está sendo disponibilizado para esses fundos”.