A importância de manter a documentação do imóvel regular
Documentação irregular traz riscos como dificuldade em vender, problemas com heranças e até a perda da posse em disputas judiciais.
Por Mauricio Beleski de Carvalho: Regularizar um imóvel é essencial para garantir segurança e valorizar a propriedade. Na grande maioria dos Municípios do Paraná, muitos imóveis ainda estão em situação irregular, o que pode trazer problemas sérios para os proprietários. A regularização traz a valorização do imóvel, e assegura que o imóvel esteja registrado corretamente, evita multas e facilita a venda ou transferência da propriedade no futuro. Além disso, apenas imóveis regularizados podem acessar financiamentos e linhas de crédito bancário, o que pode ser útil para reformas e melhorias.
Manter um imóvel irregular traz riscos como dificuldade em vender, problemas com heranças e até a perda da posse em disputas judiciais.
Você já verificou se possui toda a documentação correta do seu imóvel? Por exemplo: Escritura Pública; Registro de Imóvel; Matrícula do Imóvel; Habite-se (CVCO); Planta Aprovada; IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano); Alvará de Construção e Certidão Negativa de Ônus.
Esses documentos são fundamentais para a regularização e valorização do imóvel. Mantê-los em ordem garante segurança jurídica e facilita transações futuras, como vendas, financiamentos e heranças.
A regularização do imóvel não é apenas uma formalidade; é uma necessidade!
Maurício Beleski de Carvalho é advogado
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.