Colunas
Academia Paranaense de Medicina terá 10 novos titulares

Academia Paranaense de Medicina terá 10 novos titulares

Fundada em 1987, instituição tem como referência reconhecidos expoentes da atividade e da formação médica

Hernani Vieira - sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025 - 16:48
Banner Asfalto

A Academia Paranaense de Medicina terá a posse de 10 novos membros titulares neste primeiro semestre de 2025, integralizando as 60 cadeiras de titulares. Fundada em 17 de outubro de 1987, a Academia tem em seu rol de nomes, ainda, os patronos, os fundadores, eméritos e honorários, todos personagens ilustres da Medicina do Estado, enquanto mestres e doutores em suas especialidades, professores, escritores, autores de artigos acadêmicos e científicos e exemplos éticos da profissão.

As cerimônias de posse vão ocorrer nos dias 28 de março, 25 de abril e 23 de maio, sob a presidência do Prof. Dr. Henrique de Lacerda Suplicy, no auditório da Associação Médica do Paraná. Na primeira, assumem Viviane de Hiroki Flumignan Zétola, Luiz Carlos Sobania, Emilton Lima Júnior e Jomar Silveira Giostri, os dois primeiros representantes da Capital e os demais do interior. Depois, Luiz Carlos Von Bahten, Rubens Fraga Junior e Horácio Alvarenga Moreira. E, por fim, Maurício de Carvalho, Dante Luiz Escuissato e Ricardo Zanetti Gomes.

Com residência e doutorado em neurologia e mestrado em medicina interna, a Dra. Viviane Zétola é titular da Academia Brasileira de Neurologia, membro-correspondente da Academia Americana de Neurologia, professora do Departamento de Clínica Médica e coordenadora do programa de pós-graduação em medicina interna da UFPR. Assumirá a cadeira 11, que tem como patrono Eduardo Santos Lima e como membro emérito a Profª. Lorete Maria da Silva Kotze.

LEIA TAMBÉM:

O Prof. Luiz Carlos Sobania vai assumir como terceiro membro titular da cadeira 10, que tem como fundador Dirceu de Conti e como membro emérito Miguel Carlos Riella. Formado em 1966 pela UFPR, é um dos pioneiros da ortopedia e cirurgia de mão no Paraná, tendo sido professor da Federal e Católica. Foi diretor do Hospital de Clínicas, idealizador do Siate, secretário estadual de saúde, presidente das Sociedades Brasileiras de Ortopedia e Traumatologia e de Cirurgia de Mão, presidente do CRM-PR e vice-presidente do Conselho Federal de Medicina.

Graduado em Medicina em 1981 pela PUCPR, o Dr. Emilton Lima Júnior tem especialização em cardiologia, além de mestrado e doutorado. Dirigiu serviços de sua área na Santa Casa e Hospital Cajuru, sendo professor da UFPR e Católica, além de coordenador dos cursos de Medicina da Católica, campus de Curitiba e Toledo. Vai assumir como terceiro membro titular da cadeira 58, que tem como patrono Lysandro de Paula Santos Lima e como membro emérito José Eduardo de Siqueira, recentemente falecido.

Formado em Medicina pela UFPR em 1976, o Dr. Jomar Silveira Giostri também é historiador e escritor. Membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, foi chefe dos serviços de cirurgia dos hospitais Sant Casa e Itamed (novo nome do Costa Cavalcanti), de Foz do Iguaçu, além de professor das disciplinas de Medicina Legal e Biodireito do curso de Direito do Cesufoz. Dentre seus livros publicados estão “Ouro e sangue por São Paulo” e “Memórias Brasileiras da II Guerra Mundial”. Assume como terceiro titular da cadeira 60, que tem como patrono Roaldo Amundsen Köehler e como emérito João Carlos Thomson.

Outros acadêmicos

Graduado pela PUCPR em 1984, o Prof. Luiz Carlos Von Bahten possui residência em cirurgia geral e trauma, além de mestrado e doutorado. É professor titular do Departamento de Cirurgia da UFPR e de Clínica Cirúrgica da Católica. Presidiu o Colégio Brasileiro de Cirurgiões por dois biênios e é atualmente diretor de comunicação da Associação Médica Brasileira. Assume em abril como terceiro titular da cadeira 41, que tem como patrono Murilo do Amaral Ferreira e como emérito Marcos Mocellin.
Ex-presidente da Regional do Paraná da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, o Prof. Rubens de Fraga Júnior vai assumir como membro titular da cadeira 20, que tem como patrono Haroldo Trevisani Beltrão e como emérito Sérgio Bruno Bonato Hatschbach. Graduado em 1984 pela Evangélica, ele é professo de geriatria e gerontologia e, também, de telemedicina. Mestrando em Ensino nas Ciências da Saúde, é autor de inúmeras publicações, incluindo o livro “Guia de Telegeriatria”.
O Dr. Horácio Alvarenga Moreira é um dos representantes do interior do Paraná a assumir a vaga de acadêmico titular. Vai ocupar a cadeira 21, que tem como patrono Heraldo de Oliveira Mello e como emérito Francisco Gregori Junior. Formado pela Universidade Estadual de Londrina, em 1989, o Dr. Horácio é especialista em urologia e cirurgia geral, tendo ainda mestrado e doutorado. Foi presidente por dois mandatos da Seccional do Paraná da Sociedade Brasileira de Urologia. É professor da UEL, integrando o departamento de clínica cirúrgica.

Professor titular de nefrologia da PUCPR e professor associado e ex-chefe do Departamento de Clínica Médica da UFPR, o Dr. Maurício de Carvalho vai assumir como quarto membro titular da cadeira 28, que tem como patrono José Loureiro Ascenção Fernandes e como emérito Hélcio Bertolozzi Soares. Formado pela UFPR em 1984 e especialista em nefrologia e medicina interna, tem mestrado e doutorado pela UFPR. Dentre suas obras publicadas estão “Manual do Paciente com Cálculo Renal” e “Introdução à Clínica Médica – Solucionando casos à beira do leito”.

Formado pela UFPR em 1989, o Prof. Ricardo Zanetti Gomes tem residência em cirurgia cardiovascular e torácica e mestrado e doutorado em cirurgia. Professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, foi coordenador do curso de medicina, chefe do serviço de residência em cirurgia vascular e diretor técnico do Hospital Universitário. Ainda foi chefe do serviço de cirurgia vascular do Hospital Bom Jesus e gerente de Práticas Clínicas do Hospital Geral Unimed.

Graduado pela UFPR em 1983, Dante Luiz Escuissato tem especialização em medicina do trabalho, mestrado em medicina interna e doutorado em radiologia. Professor associado da UFPR e colaborador da Federal do Rio de Janeiro, é membro de corpo editorial da revista Radiologia Brasileira e revisor de periódico da Radiologia Brasileira. Assume como terceiro titular da cadeira 22, que tem como patrono João Alfredo Bley Zorning e como emérito Paulo Roberto Slud Brofman.

A Academia em 2004, aumentou de seu número de efetivos para 60, sendo 50 da capital e 10 do interior. E em 2016, o número de cadeiras de honorários foi aumentado de 20 para até 50. São 33 os honorários hoje em ação, dentre eles os ex-ministros da Saúde Alceni Guerra e Luiz Carlos Borges da Silveira e os professores Carlos Augusto Moreira Júnior, Cesar Alfredo Pussch Kubiak, Eurípedes Ferreira, Gerson de Sá Tavares Filho, Jonatas Reichert e Osmar Razke. Em sua última reunião, realizada em 12 de fevereiro, a Academia realizou a “sessão da saudade”, quando reverenciou a memória dos acadêmicos falecidos em 2024: Marcello Marcondes Machado, Euclydes Fontegno Marques, José Carlos de Souza Trindade e Wilmes Roberto Gonçalves Teixeira.
Para saber mais sobre a academia e seus componentes, acesse: https://academiamedicinaparana.com.br

Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe