
Academia Paranaense de Medicina tem quatro novos titulares
Foram empossados os professores Luiz Carlos Sobania, Viviane Zétola, Jomar Giostri e Emilton Lima Júnior
A Academia Paranaense de Medicina conta com quatro novos integrantes. Foram empossados na última sexta-feira (28) os acadêmicos titulares Jomar Silveira Giostri, Luiz Carlos Sobania, Viviane de Hiroki Flumignan Zétola e Emilton Lima Júnior, em sessão solene que teve lugar no auditório da Associação Médica do Paraná, em Curitiba. O presidente da Academia, Henrique de Lacerda Suplicy, conduziu a atividade juntamente com o vice Antônio Carlos Corrêa Küster Filho e o secretário-geral Rogério Andrade Mulinari.
A Academia, fundada em outubro de 1987 e que congrega renomados expoentes da atividade e da formação médica, terá no mês de abril e maio a posse de outros seis acadêmicos titulares, completando as 60 cadeiras, 10 delas destinadas a representantes do interior do Estado. Além de patronos e eméritos, o colegiado conta hoje com 33 cadeiras de membros honorários, dentre eles os ex-ministros da Saúde Alceni Guerra e Luiz Carlos Borges da Silveira.

No dia 25 de abril devem ser empossados os professores Luiz Carlos Von Bahten, Rubens Fraga Junior e Horácio Alvarenga Moreira. E no dia 23 de maio assumem os titulares Maurício de Carvalho, Dante Luiz Escuissato e Ricardo Zanetti Gomes.
Dos acadêmicos recém-empossados, Viviane Zétola é professora da UFPR, integrante da Academia Brasileira de Neurologia e membro-correspondente da Academia Americana de Neurologia. Um dos pioneiros da ortopedia e cirurgia de mão no Paraná, o Dr. Luiz Carlos Sobania foi professor da Federal e Católica, presidente do CRM-PR, vice do CFM e secretário estadual da saúde.
LEIA TAMBÉM:
- Motos barulhentas e os agravos à saúde
- Número de processos judiciais cresce mais de 500% nos serviços de saúde
- Mais escolas e médicos criam falso conceito de cobertura assistencial
Formado em Medicina pela UFPR em 1976, o Dr. Jomar Silveira Giostri também é historiador e escritor. Membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, foi chefe dos serviços de cirurgia dos hospitais Santa Casa e Itamed, de Foz do Iguaçu, além de professor das disciplinas de Medicina Legal e Biodireito do curso de Direito do Cesufoz. O Dr. Emilton Lima Júnior tem especialização tem mestrado e doutorado em cardiologia, atuando na docência na UFPR e Católica.

Um dos empossados, Jomar Giostri, registrou após o evento: “Grande alegria por ter sido empossado na cadeira 60 da Academia Paranaense de Medicina, atingindo o ápice de minha carreira profissional. Agradeço meus pares pela confiança em mim depositada, honrando o egrégio sodalício pugnando pelo seu engrandecimento cultivando a Ética e a Ciência.”
Saiba mais sobre a Academia no site.
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.