Colunas
Humor na política curitibana na lupa da jornalista Lorena Klenk
Foto: Bancos de Imagem

Humor na política curitibana na lupa da jornalista Lorena Klenk

Veja os candidatos fora do comum, como Véio da Van, fulana da balada, cabelereiros, policiais, farmacêuticos… a lista é grande e hilária

Pedro Ribeiro - segunda-feira, 19 de agosto de 2024 - 11:47

A jornalista Lorena Aubrift Klenk sempre acompanhou, com lupa e espírito crítico, a política curitibana. Curiosa e preocupada em relação aos nossos futuros representantes na Câmara de Vereadores de Curitiba, fez uma pesquisa dos nomes dos candidatos, suas respectivas profissões e programas de atuação no legislativo municipal. Veja a lista:

Como sempre gostei de ler listas, já andei dando uma passeadinha na lista de candidatos a vereador em Curitiba. Gente, que fauna diversificada! Tem candidato para todos os gostos.

Em termos de categoria profissional, nenhuma outra aparece tanto na lista quanto os professores. Nada menos que 44 candidatos (6% do total de 734) se identificam como “Professor” ou “Professora”.

A turma dos protetores de animais também vem forte. Da Tia Deise dos Pets ao Dr. Taffarel Defensor dos Animais, passando pela Silvana Festa Causa Animal, são 12 candidatos do ramo. Correndo numa pista à parte, mas igualmente animalesca, vêm o Allan Adestrador e um tal Animal, que não sei bem em que categoria colocar, mas fica aqui até obtermos maiores esclarecimentos.

As forças de segurança, of course nestes tempos rudes, comparecem com várias patentes: 5 cabos (incluindo um certo Cabo Luz do Acampamento), 7 sargentos, 1 capitão, 1 coronel, 1 tenente-coronel, além de 2 delegados, 2 policiais, 1 Japa da Civil (não sei se inspirado no Japonês da Federal), e ainda a Doutora Ana da Segurança e o Adão para Segurança.

Temos também a ala gastronômica, com Ademilson do Purê Dog, Andre Negão do Espetinho, Chef Caju, Fernando da Padaria, Heculanos Dog e Tadi do Espetinho. No acompanhamento, Keila do Yakkut (sic), Roberlei do Chopp, Beto do Caldo de Cana e Edenir Caldo de Cana. A confirmar, Rodrigo dos Sonhos (por enquanto não está claro a que tipo de sonho se refere). O Linguiça de Circo não me parece que se encaixe aqui, mas fica o registro.

lorena Klenk
A jornalista Lorena Klenk analisa candidatos a vereadores em Curitiba

Igualmente bem representados estão os “doutores” e “doutoras”. São 12. Desconheço se são pessoas com doutorado ou médicos, advogados, ou tudo isso ou nada disso. Ainda na categoria dos que valorizam títulos, temos o Comendador João Carlos.

Achei modesta a ala religiosa: 4 pastores e uma pastora, mais a Mãe Patricia e o Marcos de Xangô. Padre, nenhum, nem de festa junina. Rabino também não.

Já a área da saúde vem com tudo. Representando o ramo farmacêutico, Brito da Farmácia, Carlos da Farmácia e Toninho da Farmácia. Um candidato se identifica como médico e três como enfermeiros. Tem ainda o Carlinhos da Ambulância e seis candidatos “da Saúde”.

Do mundo da beleza e da moda, temos no abre-alas a Helena Gata Garota, seguida por Josi do Salão, Luiz Cabeleireiro da CIC, Manuel do Salão, Rose Cabeleireira, Zila Cabeleireira e Irene do Brechó.

Merece menção a categoria transporte, formada por Bolinha do Uber, David do Transporte Coletivo, Miguel do App, Roberto Uber do Cajuru, Ciclista Wenceslau, Pollacco do Onibus e (sim!) Véio da Van.

Também vem animada a categoria cultura e entretenimento, liderada por Diovana Dona da Balada! Com um pouco menos de brilho e fulgor, mas nem por isso desimportantes, aparecem Aldo Som das Tribos, Fernando das Bolinhas (quero crer que a referência seja a bolinhas de piscina), Gaúcho Trovador, Gi do Rock, Homem Aranha da XV, Josué Pereira Cantor, Milena do Livro, Serginho Teclado e Vlad do Coletivo das Culturas.

E existem os candidatos que passam aquela confiança de que agora vai. Como não confiar em Cris do Bem, Fiscal do Bairro, Síndica do Povo? Como não se empolgar com Lucino do Vamos que Vamos, Patriota Gennaro Vela, Sergião sua Nova Opção?

Caso ainda não tenha dado match, temos mais duas opções interessantes, apesar de um pouco enigmáticas: O Jovem e Olimpio – Mundo Polarizado.

Se ainda não serve, procure alguém com meros nome e sobrenome. Também tem.

Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe