Cuidar de Você
Como manter a saúde dos olhos ao longo da vida

Como manter a saúde dos olhos ao longo da vida

Oftalmologista evidencia prevenção de doenças oculares, sintomas de alerta, cuidados com telas e mais

Unimed Curitiba – Conteúdo de Marca - quinta-feira, 24 de outubro de 2024 - 10:32

A visão é responsável, naturalmente, por 85% das informações processadas no cérebro. Logo, podemos compreender que os olhos são a porta de entrada para o mundo. Por outro lado, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 2,2 bilhões de pessoas no planeta têm deficiência visual. Dessas, pelo menos 1 bilhão tem algum tipo de deficiência que poderia ter sido evitada ou que não foi tratada.

A médica oftalmologista e cooperada da Unimed Curitiba, Heloisa Helena Abil Russ Giacometti, afirma que a visão tende a deteriorar naturalmente ao longo dos anos. “Isso acontece porque o envelhecimento impacta em uma série de estruturas musculares que degradam a qualidade de visão”, diz. Contudo, a especialista destaca que existem cuidados que podem ser tomados ao longo da vida para manter uma boa visão. “Manter o acompanhamento oftalmológico preventivo em dia, lentes atualizadas e, sempre que possível, lubrificar os olhos com colírio prescrito pelo oftalmologista são as principais medidas preventivas”.  

Além disso, a maquiagem é um ponto de atenção. Os cuidados recomendados pela oftalmologista são:

  • Sempre utilizar produtos dentro do prazo de validade. Muitas vezes, a maquiagem contamina e isso acaba causando alergia e infecções, principalmente nas raízes dos cílios
  • Evitar frascos muito grandes, porque aumenta as chances de contaminação
  • Evitar passar lápis e delineador na parte interna dos olhos e na “marca d’água”, pois pode promover a obstrução dessas glândulas que drenam o local, causando infecções. Ter o mesmo cuidado com rímel e sombra
  • Sempre retirar toda a maquiagem para não deixar resíduos nos olhos

Quem fica muito tempo em frente às telas também deve redobrar a atenção. Com cuidados práticos, que devem se tornar hábitos, é possível cuidar da saúde ocular. A oftalmologista recomenda:

  • Realizar pausas para descanso a cada hora, tirando o foco da tela e olhando para o horizonte
  • Alternar o foco para meia distância, longe e perto
  • Lembrar de piscar olhos. Por mais que pareça simples, existe uma redução natural do ritmo de piscar quando focamos em uma atividade com bastante atenção. Por isso, lembre-se de piscar voluntariamente!
  • Sempre que possível, utilizar lubrificante indicado pelo oftalmologista
  • Se a pessoa tiver necessidade de uso de grau, fazer uso de lentes que tenham filtro de luminosidade e de luz azul, para melhorar o conforto durante o uso de equipamentos digitais

Você sabe quando é hora de se atentar à saúde dos seus olhos? De acordo com a médica cooperada da Unimed Curitiba, os principais sintomas de alerta são olho vermelho, embaçamento visual, flashes de luz, baixa de visão, alteração de campo visual e dores oculares. Quando você perceber um desses sintomas, procure um oftalmologista e mantenha o acompanhamento profissional, sustentando a prevenção contra diversas doenças oculares. “Muitas delas não manifestam sintomas e só são identificadas pelo oftalmologista, como é o exemplo de glaucoma, doenças de retina, complicações de doenças sistêmicas como hipertensão e diabetes e, por fim, a própria catarata, que vai se instalando ao longo do tempo”, compartilha. Lembre-se de que o diagnóstico precoce é fundamental para garantir um tratamento mais adequado. “O glaucoma, inclusive, gera muitas dúvidas nas pessoas. A doença não é transmissível, mas hereditariedade é importante. Portanto, pessoas que têm familiares com glaucoma devem fazer acompanhamento”. Para fornecer orientações sobre cuidados com os olhos e promover a saúde, a Unimed Curitiba publicou uma campanha sobre saúde ocular. Confira as dicas e coloque-as em prática no seu dia a dia. Aceite nosso convite e #Mude1Hábito!

Compartilhe