Compromisso no combate à fome e a pobreza
A fome afeta mais de 15% da população brasileira, ou seja, 33 milhões de pessoas convivem com a escassez de alimentos.
Quando assumiu a presidência, em janeiro de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva priorizou o combate à fome e as desigualdades no Brasil. A fome afeta mais de 15% da população brasileira, ou seja, 33 milhões de pessoas convivem com a escassez de alimentos.
No mundo, a fome atinge mais de 810 milhões de pessoas e, dentre os fatores que causam a fome, estão a desigualdade social, a pobreza, os conflitos e guerras, as crises econômicas e a má distribuição de alimentos. Já as causas para a fome no Brasil compreendem desde questões sociais e econômicas até políticas, destacando-se as desigualdades sociais, a pobreza, as crises (política, econômica, sanitária) e a má distribuição de alimentos.
O documento final da 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20), divulgada nesta sexta-feira (8), reforça o compromisso dos parlamentares em combater a fome e a pobreza, defender o desenvolvimento sustentável e a reforma da governança global.
O documento será entregue durante a reunião de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, que acontece nos dias 18 e 19 deste mês. O lema do P20 deste ano, sob a presidência do Brasil, é “Parlamentos por um mundo justo e um planeta sustentável”. A delegação da Argentina não quis assinar a declaração final. A próxima edição do evento ocorrerá na África do Sul, em 2025.