Avanço paranaense no Marco Legal do Saneamento
“Guaratuba ganha reforço humano e estrutural para atender a alta demanda na temporada com esgotamento sanitário”: Bruna Buldrini.
Ao destacar a importância das Parcerias Públicos Privadas (PPPs), que resultou na realização de leilões para investimentos no saneamento básico do Paraná, o presidente da Sanepar, Wilson Bley Lipski, disse que serão investidos mais de R$ 11 bilhões em cinco anos, o que solidificará a universalização do saneamento básico no Estado.
“Nosso objetivo é cumprir a meta estabelecida pelo Marco Legal do Saneamento que é atender 90% da população com serviços de coleta e tratamento de esgoto até 2033”, pontuou o presidente da companhia.
A Ambiental Paraná, que venceu o leilão para a prestação dos serviços de esgotamento sanitário, atuará em 16 municípios da microrregião do Centro-Litoral do Paraná, beneficiando até 600 mil pessoas, até 2033, disse a diretora-presidente da empresa, Bruna Buldrini.
Cidades beneficiadas
Os serviços contemplam coleta, transporte, tratamento e disposição final do esgotamento sanitário nos municípios de Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Cerro Azul, Contenda, Fazenda Rio Grande, Guaratuba, Mandirituba, Morretes, Rio Branco do Sul, Piên, Quitandinha, Rio Negro e Tijucas do Sul. A PPP tem 24 anos de vigência (2023-2047).
Em 2022, segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), esses 16 municípios contavam com 62,1% da população atendida com a coleta de esgoto em suas residências, um número menor que o índice geral do Estado, que era de 75,4%.
“A Sanepar é uma das melhores empresas públicas de saneamento do Brasil e realiza trabalhos que são referências no país e no exterior. Nosso objetivo é realizar as obras de esgotamento sanitário nas cidades atendidas, utilizando toda a expertise do grupo Aegea em saneamento básico e implementar novas tecnologias para a coleta e o tratamento do esgoto”, destaca Bruna Buldrini, diretora-presidente da Ambiental Paraná.
Além disso, outra grande vantagem dessa PPP, segundo Buldrini, é acelerar os investimentos necessários para que o Paraná continue sendo referência nacional e possa ser um dos primeiros Estados brasileiros a atingir a meta de universalização do Novo Marco Legal do Saneamento Básico no país. “Com isso, teremos cumprido a nossa missão, que é a de movimentar as vidas das 600 mil pessoas que vivem nesses 16 municípios”, afirma.
Reforço em Guaratuba
Em encontro com jornalistas nesta semana, a executiva da empresa adiantou que o Sistema de esgoto de Guaratuba será reforçado para a temporada de verão. “O munícipio ganhou reforço humano, estrutural e estratégico para atender a alta demanda na temporada”, pontuou.
Pronta para receber milhares de turistas na temporada de verão 24/25, a cidade de Guaratuba ganhou reforço no contingente de pessoal e melhorias estruturais no sistema de esgotamento sanitário para atender à alta demanda. Essas medidas foram implementadas pela Ambiental Paraná, responsável pelo serviço de esgotamento da cidade e de outros 15 municípios do Centro-Litoral do Paraná, em parceria com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).
“Estamos prontos para oferecer um serviço rápido e eficiente para os milhares de turistas e moradores de Guaratuba nesta temporada. Todos os investimentos foram feitos para que nossa atuação passe despercebida, permitindo que a única preocupação de todos seja aproveitar as atrações e shows que o litoral paranaense oferece. Guaratuba é a praia mais movimentada do Paraná, o que aumenta ainda mais o nosso compromisso com o estado”, afirma Bruna Buldrini, diretora-presidente da Ambiental Paraná.
Na temporada anterior (23/24), a cidade recebeu aproximadamente 550 mil pessoas apenas na virada do ano, o que representou mais de 50% do total de turistas no litoral do estado, segundo dados da Polícia Militar. Durante todo o verão, o litoral do estado registrou cerca de 4 milhões de turistas.