A tentativa de golpe e a covardia dos governadores
“Governadores que só conseguiram ser eleitos por força da Democracia, pelo voto popular, se omitem em silêncio desprezível diante da gravidade de tentativa fracassada de golpe militar por oficiais do Exercito para instaurar ditadura no País. Por que se calam??”
Desprezível e vergonhosa a omissão conivente de alguns governadores que preferiram o silêncio leniente diante da tentativa criminosa de golpe de Estado envolvendo desqualificados oficiais do Exército brasileiro, capitaneados igualmente por generais que serviram ao governo anterior, conforme revelaram investigações realizadas pela Polícia Federal. Gente que só conseguiu se eleger para o cargo que exerce por causa da Democracia, pelo voto popular, depois de muitos anos de luta do povo brasileiro para restaurar as liberdades no País, e dar fim a ditadura militar que durou mais duas décadas.
Não fosse pela Democracia, pelo voto popular, muitos eles sequer teriam chegado onde chegaram, seria impensável, ainda que alguns sequer merecessem. Seria ao contrário do intento criminoso, o de instaurar novamente uma ditadura militar no País, diante do qual agora covardemente se omitem em silêncio e em abjeta renúncia, – ou revelação -, de desprezo à qualquer dignidade humana e do cargo que exercem.
Por qual outro motivo se calam esses governadores, diante da tentativa de marginais fardados, de impor ao país um regime de força, de ditadura militar, com assassinatos de outros cidadãos igualmente eleitos em processo democrático, pelo voto popular, como escabrosamente se prévia no malfadado golpe, em relação ao presidente da República e seu vice, à despeito de outras autoridades, incluindo um ministro nomeado do STF??? A que pretenso vil oportunismo se apegam eventualmente alguns, de não se indispor com lideranças da cultura do ódio e da violência que se instaurou e que se institucionalizou em quatro anos de comando anterior do País, por gente da mesma espécie que a desses golpistas?? É o suficiente para que se justifique a omissão oportunista e o silêncio acovardado diante da criminosa tentativa levar o País a um assustador e condenável retorno, de retrocesso institucional e humano, com todos seus horrores, mortes assassinatos, à exemplo de um passado relativamente recente??? Ou são assim por alguma intrínseca natureza ou índole, ainda que igual e covardemente dissimilada?
LEIA TAMBÉM:
- Tempos de empulhação…e de bombas
- Presidente é eleito com grande derrota no seu país
- Chulé não é defeito, é da pessoa, já advertia o poeta Zé Limeira
Não há outra razão ou motivo que possa justificar ausência de manifestação desses governadores diante da um fato de tamanha gravidade para, com odiosos reflexos no cotidiano do País. Este silêncio que parece servir para encobrir a covardia, um pretenso oportunismo, ou mesmo para dar guarida à dissimulação, ou à alguma desejada e abjeta cautela, se encaixa como autenticidade, em essência, de desprezo à condição humana e ao cargo que exercem ainda que possam não perceber. Ou que percebem, e por isso mesmo assim agem, numa espécie de ludibrio de duas faces. Antes fizessem por agir de outra forma, como alguns procederam, acusando o próprio presidente atual por atentar indiretamente contra a própria vida, junto com a de outras autoridades, por doentia e sediciosa tentativa de de marginais fardados. Ainda que de estapafúrdio senso, talvez tenha considerando menos indigno e desavergonhado que a covardia leniente diante de um crime odioso. E os outros, por que se calam???!!!!
Alceo Rizzi, é jornalista, publicitário e escritor.