
‘Um Espaço Aberto: Memórias dos Filhos e Filhas da PUC’ é lançado em Curitiba
Livro conta histórias do movimento estudantil das décadas de 70 e 80
Nesta quarta-feira (12), o livro “Um espaço aberto: Memórias dos Filhos e Filhas de PUC” será lançado na Câmara Municipal de Curitiba. Organizado por Prudente Silveira Mello, Célia Mazza de Souza e José Luiz Pinto da Silva o livro traz relatos de pessoas que participaram de manifestações estudantis na Universidade Católica do Paraná, nos anos 70 e 80, dentro de um contexto político de repressão e de lutas pela democracia e justiça social.
Entre os casos de resistência e os momentos de integração, como a ocupação da Reitoria, o livro conta histórias de quem participou ativamente dos eventos que definiram os anos 80 na PUC-PR, quando a criatividade e a cultura floresceram no evento “Espaço Aberto”.
A importância do ativismo, dos debates e das apresentações artísticas como formas de transformação social ganha vida nas narrativas e faz refletir sobre o impacto do movimento estudantil na educação e na liberdade de expressão.
Memória
A obra faz um chamado à memória, abordando a importância de preservar o legado da luta pela democracia e a qualidade do ensino. Histórias como a greve docente de 1979, que expôs a precarização do ensino superior e a busca por um ensino sem censura, são trazidas à tona para refletir sobre os desafios ainda atuais da educação no Brasil.
É dentro deste contexto que o livro lembra que o movimento estudantil não foi apenas uma luta por direitos, mas também uma forma de criar identidades coletivas e promover transformações sociais.
Serviço
- Lançamento do livro “Um espaço aberto: Memórias dos Filhos e Filhas de PUC”
- Dia: 12 de março de 2025
- Hora: às 18
- Local: Espaço Café da Câmara Municipal de Curitiba
* Com Assessoria
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.