
Curitiba recebe Circuito do Samba com oficinas de música e roda de conversa gratuitas
O circuito formativo acontecerá no mês de março e contará com oficina de tambores, composição, história do samba e dança
O samba, uma das expressões mais emblemáticas da cultura negra no Brasil, sempre foi um veículo poderoso de articulação social e cultural. Em 2025, o projeto “O Samba da Nêga – Tecnologia Ancestral” acontece em Curitiba para promover um ciclo formativo que celebra o samba, suas raízes e sua capacidade de reinvenção, valorizando as narrativas e tradições que esse gênero musical carrega. O projeto propõe um olhar atento sobre como o estilo musical, desde os seus primeiros passos até os desfiles grandiosos da Marquês de Sapucaí e na Marechal Deodoro, absorve, transforma e transmite saberes e memórias.
A cantora, produtora cultural e idealizadora do projeto Janine Mathias, juntamente com outros protagonistas, visam unir as famílias do samba em uma jornada de aprendizado e celebração que ocorre em diversos espaços culturais da cidade, como o Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba, a Casa Hoffmann e na periferia da cidade. “A proposta é que possamos olhar para o Samba em sua totalidade, unindo a família da Nêga, que é como chamo minha roda de samba, um projeto que tenho há 11 anos, e outros protagonistas relevantes para trazer uma experiência imersiva aos amantes dessa tecnologia ancestral que é o gênero musical samba”, afirma Janine.
Programação do Ciclo Formativo
As oficinas são para todas as pessoas que gostam de samba e queiram se aprofundar no gênero, como foco em jovens e adultos, a programação começa no dia 21 de março com a oficina “Nossas Tambores Não Se Calam”, no Conservatório de MPB de Curitiba. Os oficineiros que já têm seus nomes consagrados no meio, Diorlei Santos, Matheus Correa e Victoria Santos – artista que virá de São Paulo, darão aulas de percussão das 17h às 21h e as inscrições são limitadas.
No sábado, dia 22, acontece a oficina “Compondo em Oralidades”, das 9h às 12h com os músicos Janine Mathias e Matheus Braga no Conservatório de MPB de Curitiba. A oficina é voltada para compositores e músicos iniciantes. Também no dia 22, e no Conservatório, acontece o bate-papo “A história do Samba e a Cena Artística de Curitiba”, com a mediadora Sandy Silva, o público alvo são pessoas interessadas na história do samba e na cena local. Com os convidados Léo Fé e Juliana Barbosa, o evento será das 10h às 12h.
No mesmo dia e no período da noite, acontece na Casa Hoffmann, também no largo da ordem, a “Oficina de Dança: Método MP”. Comandada por Marcus Prado, Victor Allozo, Mary Prado, professores consagrados no estado de São Paulo, e Ana Arruada – que será a passista convidada, a oficina tem como público-alvo sambistas e integrantes de escolas de samba de Curitiba e acontece das 15h às 19h. Enquanto isso, acontece no Bar do Barba, no bairro Rebouças, a Roda de Samba “Bloco Boca Negra recebe O Samba da Nêga – Tecnologia Ancestral”, das 15h às 17h.
Acessibilidade Comunicacional
Todas as ações culturais serão inclusivas, contendo acessibilidade para pessoas com deficiências (PCDs), cegos, de baixa visão e surdos. A Autodescrição estará disponível em todo material audiovisual produzido, garantindo a participação de todos nas vivências do projeto.
Serviço: “O Samba da Nêga – Tecnologia Ancestral”
Valor: Gratuito
Oficina Nossos Tambores não se calam
- Data: 21/03/2025
- Horário: 17h às 21h
- Local: Conservatório de Mpb de Curitiba
- Público-alvo: Jovens e Adultos apreciadores de Samba
- Oficineiros: Diorlei Santos, Matheus Correa e Victoria Santos
- Ficha de inscrição: https://forms.gle/WWQ1Vyj1eQrikPyt7
Oficina Compondo em oralidades
- Data: 22/03/2025
- Horário: 9h às 12h
- Local: Conservatório de Mpb de Curitiba
- Público-alvo: Jovens e Adultos apreciadores de Samba
- Oficineira: Janine Mathias acompanhada do violonista Matheus Braga
- Ficha de inscrição: https://forms.gle/Dg4V36YsdAxvgH7M9
Bate papo – A história do Samba e a cena artística de Curitiba.
- Data: 22/03/2025 Horário: 10h às 12h |
- Local: Conservatório de Mpb de Curitiba
- Convidados: Léo Fé a Juliana Barbosa
- Mediadora: Sandy Silva
- Aberta ao público
Oficina de dança – Método MP
- Data | Horário: 22/03 – 18h às 22h
- Data | Horário: 23/03 – 15h às 19h
- Local: Casa Hoffmann
- Ficha de inscrição: https://forms.gle/KDHTN9NMccQ9dwTm6
Roda de Samba: Bloco Boca Negra recebe O Samba da Nega Tecnologia Ancestral
- Data: 22/03/2025
- Horário: 15h às 17h
- Local: Bar do Barba – R. Alm. Gonçalves, 310 – Rebouças, Curitiba
- Aberta ao público
Com Assessoria
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.