
Jornalista organiza livro sobre a Campanha Despejo Zero no Paraná
A obra é uma mistura de jornalismo investigativo, narrativa humana e proposição política
O livro Todo despejo é um crime – A campanha Despejo Zero em Curitiba, da pandemia aos desafios de hoje da luta por moradia e regularização fundiária, assinado pelo jornalista Pedro Carrano, com foto de capa de Giorgia Prates, é uma análise profunda das questões habitacionais em Curitiba, Região Metropolitana e no Paraná, abordando as dinâmicas sociais, políticas e econômicas que perpetuam a exclusão e a desigualdade.
A obra, uma mistura de jornalismo investigativo, narrativa humana e proposição política, denuncia os impactos dos despejos forçados e também dá voz a histórias de resistência e organização comunitária, reforçando a centralidade da moradia como um direito fundamental, abrindo portas para lutas comunitárias por todos os demais direitos básicos.
Selecionando reportagens publicadas originalmente no jornal Brasil de Fato Paraná, o ponto de partida de Carrano são matérias e entrevistas com um universo que ele não só acompanhou, como também vivenciou: desde 2021, a campanha Despejo Zero no Paraná, seguindo exemplo nacional, organizou ações e lutas de várias áreas de ocupação que se sentiram ameaçadas durante a pandemia de Covid-19.
No auge, mesmo numa capital conservadora como Curitiba, a campanha chegou a mobilizar cerca de quatro mil pessoas de comunidades: da periferia, das ocupações indígenas e do MST no campo.
O livro conta a história de resistência das principais comunidades urbanas, indígenas, do interior do Paraná e também realiza entrevistas com atores importantes desse processo: da dirigente do MST, Adriana de Oliveira, passando pela vereadora e fotojornalista Giorgia Prates, e também por representantes da Defensoria Pública e com o nome, hoje nacional, de Fernando Prazeres, da Comissão de Conflitos Fundiários do Tribunal de Justiça do Paraná.
Portanto, Carrano, com experiência de vinte anos de jornalismo, literatura e militância, costura essas histórias e entrevistas, transformando em um grande mosaico coletivo. Trata-se do décimo primeiro trabalho publicado de Carrano. Longe de uma obra individual, mas sempre inserida num contexto, a campanha do livro envolve a possibilidade de compra de um ou mais livros que irão para as bibliotecas comunitárias das áreas abordadas no livro.
Com Assessoria
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.