
Casa da Cultura Polônia Brasil exibe documentários de Ulisses Iarochinski nesta sexta
A mostra faz parte do evento ‘Dores da Polônia’; a entrada é gratuita
Nesta sexta-feira (7), a Casa da Cultura Polônia Brasil, em Curitiba, exibirá quatro documentários e três vídeos-poemas do cineasta e historiador Ulisses Iarochinski a partir das 19h. A mostra faz parte do evento ‘Dores da Polônia’. A entrada é franca.
De acordo com a entidade que promove a cultura, educação e a integração da comunidade polono-brasileira, há um ano, a Polônia vive uma série de comemorações importantes – 80 anos do Levante de Varsóvia, 80 anos da Libertação de Auschwitz, 215 anos do nascimento de Fryderyk Chopin e 1000 anos da coroação de seu primeiro Rei – e parte dessas histórias estão retratadas nos trabalhos de Iarochinski que serão exibidos.
As obras ‘Levante de Varsóvia’ e ‘Cemitério sem Tumbas’, por exemplo, rememoram o período dramático da história do país e fazem refletir sobre os horrores da guerra.
O ‘Levante de Varsóvia’ conta sobre a revolta ocorrida entre 1º de agosto de 1944 e outubro do mesmo ano, quando habitantes da capital da Polônia resistiram heroicamente contra 40 mil soldados nazistas. Pelo menos 11.500 judeus poloneses foram mortos. Menos de 6% da população da cidade sobreviveu.
Já o ‘Cemitério sem Tumbas – Auschwitz Birkenau’, aborda os horrores vividos nas cidades polonesas de Oświęcim e Brzezinka, as cerimônias de 60 anos da libertação dos campos de concentração e extermínio nazistas, e inclui depoimentos sobre os experimentos conduzidos pelo médico Josef Mengele.

Veja as obras de Ulisses Iarochinski que serão exibidas nesta sexta:
- Cemitério das Tumbas
- Aos que Vão Nascer
- 80 anos da Libertação de Auschwitz
- Nós, Polacos Judeus
- Levante de Varsóvia
- Versos Íntimos
- Ano Internacional da Mulher
Serviço evento Dores da Polônia
- Local: Casa da Cultura Polônia Brasil
- Endereço: Rua Ébano Pereira, 502, próximo às Ruínas de São Francisco
- Dia: 7 de março
- Hora: 19h
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.