Cidades
Curitiba: ação fará check-up oftalmológico gratuito para prevenção das cegueiras
Foto: Divulgação

Curitiba: ação fará check-up oftalmológico gratuito para prevenção das cegueiras

Eco Medical Center oferecerá exames de tonometria e autor refrator, que identificam alterações na pressão intraocular ou no grau de refração

paranaportal - domingo, 30 de março de 2025 - 16:53

O Abril Marrom é o mês de conscientização contra a cegueira e doenças oculares. Muitas delas são tratáveis, ou seja, pode-se curar ou interromper o avanço, como a catarata e o glaucoma. Mas isso depende de um diagnóstico precoce. Pensando na prevenção, Eco Medical Center fará uma Ação Pela Saúde do Abril Marrom, ofertando check-up oftalmológico gratuito à população.

A ação ocorre em dois dias: 1º e 15 de abril, sempre das 9h às 17h, no saguão do Eco Medical Center (Rua Goiás, 70 – Água Verde, Curitiba). Serão ofertados dois exames de forma gratuita: a tonometria, que identifica alterações na pressão intraocular, um dos principais indicadores de problemas de visão; e o teste de autor refrator, que avalia o grau aproximado dos olhos e indica a necessidade de uso de óculos ou tratamento.

Mas é importante ressaltar que o teste de autor refrator não determina com precisão o grau que a pessoa necessita nos óculos ou lentes. Ele é apenas uma triagem inicial e por isso não gera uma receita médica.

Os pacientes que tiverem alguma alteração detectada no check-up gratuito serão aconselhados a consultarem o oftalmologista. A consulta pode ser feita no próprio Eco Medical Center de forma particular, com desconto especial para quem participou da Ação Pela Saúde, ou por planos de saúde.

Cegueiras tratáveis

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) estima que mais de 1,7 milhão de brasileiros têm glaucoma, considerada a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Além disso, a catarata atinge 25% da população acima dos 50 anos e é a principal causa de cegueira tratável no Brasil. Mas o diagnóstico precoce é fundamental para que o quadro seja estacionado ou revertido.

“Ainda lidamos com um alto índice de cegueira evitável no Brasil. O diagnóstico precoce faz toda a diferença no prognóstico de doenças como glaucoma, catarata e retinopatia diabética, possibilitando tratamentos eficazes e com alto índice de resolução”, destaca o Dr. Leon Grupenmacher, coordenador da Eco Oftalmologia.

O glaucoma, explica o oftalmologista, não tem cura. Mas seu avanço pode ser controlado com o tratamento à base de colírios. E assim, consegue-se preservar o que ainda há de visão. Já a catarata pode ser revertida. O único tratamento possível para ela é a cirurgia. Porém, é um procedimento muito seguro, tranquilo, rápido e indolor, além de devolver a visão ao paciente. Em 98% dos casos o paciente volta a enxergar perfeitamente.

Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe