
Estações-tubo de Curitiba recebem novo sistema de segurança contra fura-catracas
A expectativa é que o novo equipamento iniba a ação de passageiros que tentam entrar nos ônibus sem pagar passagem.
A Urbs (Urbanização de Curitiba) deve instalar grades móveis nas estações-tubo da cidade contra fura-catracas. A expectativa é que o novo equipamento de segurança iniba a ação de passageiros que tentam entrar nos ônibus sem pagar passagem.
O sistema está em teste na estação-tubo Morretes, localizada no bairro Portão e que registra alto índice de fura-catracas – a maioria adolescentes que estudam em colégios próximos.
Conforme a Urbs, responsável pelo transporte público curitibano, o equipamento é acionado junto às portas de desembarque, quando a rampa do ônibus toca a plataforma. O protótipo deve ficar pelo menos 30 dias em testes.

O projeto foi desenvolvido a partir da ideia de um usuário do transporte coletivo, que procurou a Urbs para apresentar a proposta.
“Este é um projeto que mostra que o passageiro também pode ajudar a melhorar o transporte coletivo. Pensando juntos, desenvolvendo ideias. Agora é testar o anteparo e ver sua eficiência, resistência e durabilidade”, afirma o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.
Se aprovado nos testes, o anteparo poderá ser desenvolvido em escala e ser usado em outras estações-tubo.
Paralelamente, a Urbs já instalou barreiras fixas na lateral de várias estações-tubo de Curitiba, como Passeio Público, no Centro, e Holanda, no bairro Boa Vista, para frear a ação de fura-catracas.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.