Cidades
Empresa se manifesta sobre reintegração de posse no bairro Tatuquara

Empresa se manifesta sobre reintegração de posse no bairro Tatuquara

A Ocupação Britanite estava no terreno privado desde 2020

paranaportal - segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025 - 14:39

A empresa Tatuquara Administração de Bens S/A, emitiu uma nota sobre a reintegração de posse do imóvel onde está localizada a Ocupação Britanite, no bairro Tatuquara, em Curitiba. Em setembro de 2024, a Cohab contabilizou 327 famílias vivendo no local.

Uma decisão judicial autorizou a reintegração de posse da área a partir do dia 8 de fevereiro.

Veja o que diz a empresa:

“A empresa Tatuquara Administração de Bens S/A, legítima proprietária do imóvel objeto de reintegração de posse no bairro Tatuquara, onde está instalada desde 2020 a Ocupação Britanite,, legítima proprietária do imóvel objeto de reintegração de posse no bairro Tatuquara, onde está instalada desde 2020 a Ocupação Britanite, vem a público informar que, após quatro anos seguindo todas as medidas cabíveis ao processo e suspensões relacionadas à pandemia de Covid-19, vai realizar a reintegração de posse do terreno, tendo cumprido todos os requisitos determinados pela lei, pelo STF e perante o juízo de primeiro grau do Tribunal de Justiça do Paraná.

Um Plano de Desocupação construído em conjunto entre a empresa, COHAB, FAS, Polícia Militar e a Comissão de Conflitos Fundiários do Tribunal de Justiça do Paraná, para viabilizar a reintegração de posse observando todos os preceitos legais, obteve uma série de benefícios aos moradores.

A destacar: aluguel social no valor de R$800, construção de 240 unidades habitacionais no bairro Tatuquara para receber as famílias, auxílio mudança de R$600 para as primeiras cem famílias que desocuparem o local voluntariamente, caminhão de mudança para transportar os móveis, ônibus para o transporte dos moradores para o novo destino e controle de zoonoses para dar a destinação adequada aos animais que permanecerem no local.

Por determinação do Poder Judiciário do Estado do Paraná, a ação de reintegração de posse será realizada entre os dias 17 e 21 de fevereiro de 2025. Após a efetivação da devolução do terreno aos proprietários legais, a Tatuquara Administração de Bens S/A se compromete a dar continuidade aos projetos urbanísticos dos quais o bairro Tatuquara necessita.

Entenda o caso

Na noite de 11 de dezembro de 2020, o terreno privado pertencente a empresa Tatuquara Adminstração de Bens S.A. foi invadido clandestinamente por um grupo organizado. No dia seguinte, a empresa proprietária obteve liminar favorável para a reintegração de posse. Porém, por ocasião da pandemia de Covid-19, o STF determinou a suspensão de todas as reintegrações de posse em andamento no Brasil. Quando a reintegração foi autorizada novamente, a empresa se prontificou a buscar as melhores soluções para realocar as famílias, cumprindo todas as exigências dos órgãos legais para viabilizar a desocupação voluntária da área.”

Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe