Municipal
Curitiba tem o segundo melhor transporte público do país para trabalhadores
(Foto: Pedro Ribas/SMCS)

Curitiba tem o segundo melhor transporte público do país para trabalhadores

Ranking avaliou a eficiência dos transportes públicos das capitais brasileiras

Brenda Iung - quinta-feira, 16 de janeiro de 2025 - 15:45

A eficiência do transporte público de Curitiba é reconhecida internacionalmente. Desta vez, os ônibus da capital paranaense foram exaltados pelos benefícios que oferecem aos trabalhadores. Um estudo do Instituto de Cidades Responsivas indicou Curitiba como a segunda melhor capital do país na qualidade do transporte público para deslocamento dos cidadãos até o trabalho.

Os linhas de ônibus de Curitiba conquistaram 0,23 na pontuação que mede a eficiência com que os domicílios de uma cidade estão conectados às oportunidades de emprego existentes. Quando mais próxima a pontuação estiver de 1, maior a eficiência do transporte público. A capital paranaense ficou atrás apenas de Belo Horizonte (0,36) e à frente de cidades como São Paulo (0,23), Porto Alegre (0,23) e Florianópolis (0,19).

“Curitiba já tem o transporte público mais integrado do País com sua região metropolitana e um sistema, por corredores exclusivos, que dá agilidade ao deslocamento da população. Mas a nossa meta é que cada vez mais a população possa sair mais tarde de casa para trabalhar e voltar mais rápido para descansar. Temos, para os próximos quatro anos, um amplo programa de melhorias para o transporte coletivo, com o novo contrato de concessão, mais integração e sustentabilidade”, compromete-se o prefeito Eduardo Pimentel (PSD).

Um dos fatores que elevam os resultados de Curitiba é a proximidade dos domicílios aos empregos da capital. O índice de mobilidade do Instituto de Cidades Responsivas prevê que a distância entre o local de trabalho e as residências dos trabalhadores deva ser alcançada em até 45 minutos de carro ou de ônibus.

“O que favorece Curitiba em relação a outras cidades é a forma relativamente compacta e radial da cidade, que faz com que as distâncias a serem percorridas sejam reduzidas e permitam que a infraestrutura de mobilidade não precise ser tão robusta”, diz Luciana Fonseca, sócia-fundadora e diretora do instituto. 

Luciana compara Curitiba a cidades como o Rio de Janeiro, onde alguns bairros estão a 40 km do centro da capital — o que exige investimentos maiores em sistemas de transporte, para que as pessoas se desloquem até os empregos.

A atenção ao deslocamento até o trabalho é importante, uma vez que, de acordo com a pesquisa, são esses trajetos que mais exigem do sistema de transporte público da cidade. Eles ainda tendem a gerar congestionamento e poluição, uma vez que os horários de pico ocorrem durante o início ou pelo fim do horário comercial.

Ligeirões de Curitiba reduzem o tempo de deslocamento nos ônibus

A presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, exalta o conceito Bus Transit Rapid (BRT – ônibus de transporte rápido), criado em Curitiba, para garantir a eficiência nas linhas de ônibus da capital. O sistema de canaletas exclusivas para ônibus foi criado há 50 anos e fez de Curitiba uma cidade reconhecida internacionalmente.

“O BRT possui uma grande importância para tornar o transporte coletivo mais eficiente, pois ele tende a diminuir o tempo de deslocamento que os ônibus precisam para percorrer seu itinerário. Essa diminuição do tempo de deslocamento faz com que uma quantidade maior de empregos esteja dentro dos 45 minutos de viagem considerados na nossa pesquisa, melhorando os resultados do nosso indicador”, afirma Luciana Fonseca.

65% dos passageiros do transporte público de Curitiba passam pelas canaletas exclusivas para ônibus. Os ligeirões — que oferecem um transporte mais rápido, com menos paradas e, em breve, sustentável — permitem deslocamentos entre as regiões Norte e Sul da cidade em menos de 45 minutos.

*Com informações de Prefeitura de Curitiba.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui

Compartilhe