Malacos aplicam golpes no comércio de Maringá
Prefeitura pede cuidado redobrado, especialmente dos idosos, que são as principais vítimas de golpes financeiros.
Sinal amarelo em Maringá. Malacos estão aplicando golpes em cidadãos, passando-se por fiscais do município. Os malandros entram em contato por WhatsApp, e-mail ou telefone com comerciantes de Maringá que têm inspeção municipal, para obter informações e efetuar falsas cobranças.
Entre os golpes, solicitam que as vítimas compartilhem um código de verificação recebido via SMS. Ao fornecer esse código, os criminosos conseguem invadir o WhatsApp da vítima e acessar os contatos. Outro golpe frequente é o envio de e-mails falsos em nome da Prefeitura de Maringá com pedido de pagamento de taxas.
Os golpistas frequentemente se apresentam como inspetores municipais ou agentes de vigilância sanitária para ganhar a confiança da população. “É fundamental que os proprietários de estabelecimentos comerciais estejam atentos. Pedimos cuidado redobrado, especialmente dos idosos, que são as principais vítimas de golpes financeiros. Nunca compartilhem informações ou façam pagamentos sem antes verificar a procedência da solicitação pelos canais oficiais da Prefeitura”, alerta a prefeitura.