Sorotipo 3 da dengue reaparece no Paraná e preocupa Governo Estadual
Nas últimas três semanas, mais de 1,7 mil diagnósticos foram confirmados no estado
O Governo do Paraná alerta para a circulação do sorotipo 3 (DENV-3) da dengue no estado. Essa é uma das versões que resulta em quadros mais graves da doença, com o maior potencial de desencadear em um surto. Nas últimas três semanas, o boletim epidemiológico do Paraná registrou 1.709 casos confirmados de dengue no estado.
- Veja também: Paraná tem 1,7 mil novos casos de dengue
Entenda por que o Governo do Paraná está em alerta pelo reaparecimento do sorotipo 3
A dengue tem quatro sorotipos, explica o Governo do Paraná: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Ao ser infectado por um deles, o paciente fica imune ao sorotipo detectado. No entanto, é possível contrair a doença novamente, de uma forma ainda mais grave, caso seja picado por um mosquito que porte um sorotipo diferente da doença.
“É possível contrair dengue mais de uma vez, por um sorotipo diferente, podendo causar um quadro clínico mais grave. No entanto, os cuidados para evitar o agravo devem ser os mesmos já adotados, como a eliminação de qualquer tipo de recipiente que acumule água ou local com água parada nos ambientes domésticos, quintais, terrenos baldios, dentre outros. Essa vigilância contribui para a implementação de medidas preventivas e de controle”, esclarece o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
- Veja também: Curitiba projeta mais casos de dengue em 2025 do que em 2024; 17 mil casos no último ano
O chefe da Secretária de Estado da Saúde afirma ser essencial a distinção entre os vírus para a realização do monitoramento epidemiológico. Desde 28 de julho, início do período epidemiológico vigente no estado, foram processadas 6,1 mil amostras para vigilância da circulação viral dos sorotipos de dengue no Paraná. 104 amostras foram detectáveis para dengue em pacientes residentes no Paraná. 37 para o sorotipo 1, 54 para o 2, 13 para o 3 e nenhuma para o 4.
O Governo do Paraná explica que a última vez em que o sorotipo 3 circulou no estado foi em 2016.
Dengue no Paraná
Este período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, soma 7 mil casos confirmados de dengue no Paraná. Duas pessoas morreram de dengue no estado. 286 dos 399 municípios tiveram casos confirmados da doença.
Quais são os sintomas de dengue?
A Secretaria de Estado de Saúde do Paraná afirma serem sintomas da dengue:
- Febre alta, acima de 38.5º C
- Dores musculares intensas
- Dor ao movimentar os olhos
- Mal-estar
- Falta de apetite
- Dor de cabeça
- Manchas vermelhas no corpo
Ao apresentar os sintomas, o paciente deve procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados. O serviço é feito e forma integral e gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
*Com informações de Agência Estadual de Notícias.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui