Outubro Rosa pet: Curitiba deve conscientizar população sobre câncer de mama em animais
Proposta foi apresentada na Câmara Municipal
A campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, pode ganhar uma nova etapa em Curitiba: a versão pet, para informar a população sobre os riscos da doença em animais de estimação. A proposta foi protocolada na Câmara Municipal de Curitiba, com autoria da vereadora Andressa Bianchessi (União).
O objetivo do projeto é divulgar informações sobre o câncer de mama em animais e outras doenças mamárias. Além disso, os curitibanos devem receber informações sobre o risco do uso indiscriminado de contraceptivos hormonais em animais. Outra ação da proposta é conscientizar sobre a adoção de bichos de estimação.
“Essa doença é mais comum em cães e gatos não castrados e pode ocorrer em qualquer idade, embora seja mais frequente em animais mais velhos. A detecção precoce do câncer de mama em animais pode aumentar as chances de sucesso do tratamento e a sobrevida do animal. Por isso, é fundamental que os tutores observem regularmente as mamas de seus animais e levem-nos ao veterinário caso percebam alterações”, orienta a autora da proposta.
Outros eventos podem ser inclusos nas ações do Outubro Rosa Pet, com a promoção de Curitiba, de clínicas veterinárias, de ONGs e de outras instituições da sociedade civil. A regulamentação da lei, com a definição dos recursos para implantação da campanha, deve ser definida pela Prefeitura de Curitiba — desde que o projeto seja aprovado.
“A realização de campanhas de castração, a oferta de serviços veterinários gratuitos ou a baixo custo, e a divulgação de informações sobre a saúde animal são algumas das ações que podem ser implementadas durante o mês de outubro. A prevenção do câncer de mama em animais é um ato de amor e responsabilidade. Ao cuidar da saúde de nossos pets, contribuímos para uma sociedade mais justa e humana”, acrescenta a vereadora.
A iniciativa aguarda a instrução técnica da Procuradora Jurídica do Legislativo municipal.
*Com informações de Câmara Municipal de Curitiba.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui