Curitiba ganha três novos vereadores; saiba quem são
Os suplentes assumem cadeiras deixadas por vereadores que se tornaram secretários na Prefeitura de Curitiba
A nova equipe da Prefeitura de Curitiba já está formada. Na última semana, o prefeito Eduardo Pimentel (PSD) se reuniu com os novos secretários para dar as diretrizes de planejamento e trabalho a ser executado pelo municipal da cidade. Com isso, a Câmara Municipal de Curitiba precisou se movimentar para fazer a substituição de três vereadores — para ocupar vagas de agentes que se tornaram secretários da Prefeitura. Os suplentes Sargento Tânia Guerreiro (Podemos), João da 5 Irmãos (MDB) e Rodrigo Marcial (Novo) são os novos vereadores de Curitiba e tomaram posse nesta quarta-feira (8).
Os suplentes vão substituir, respectivamente, os secretários Marcelo Fachinello (Podemos – Secretaria de Governo), Professor Euler (MDB – Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude) e Amália Tortato (Novo – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano). A Câmara Municipal explica que os secretários receberam licenças para atuar no Executivo e não perderão os mandatos. Caso desejem, podem voltar ao Legislativo até 2028.
Vale reforçar, ainda, que o número de vereadores se mantém o mesmo: 38 parlamentares compõem o quadro da Câmara Municipal de Curitiba.
CLIQUE AQUI e veja a lista dos 38 vereadores de Curitiba.
Quem são os três novos vereadores de Curitiba
Sargento Tânia Guerreiro (Podemos), substituta de Marcelo Fachinello, é natural de Sapopema, na região norte do Paraná. É formada em Pedagogia, com especialização em Metodologia para o Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes. Será vereadora de Curitiba pela segunda vez. Além disso, acumula mais de 30 anos de atuação no combate à pedofilia e ao abuso infantil, com atuação direta e criação de manuais sobre a prevenção de abuso sexual de menores.
João da 5 Irmãos (MDB), substituto de Professor Euler, é curitibano. É formado em Contabilidade, com especialização em Marketing. Será vereador de Curitiba pela segunda vez. Além disso, acumula experiência no setor de comércio e reconhecido pela atuação social, com projetos como “Verdura Solidária” e “Circuito Social Skate”, que promovem inclusão e oportunidades para famílias de baixa renda e jovens atletas.
Rodrigo Marcial (Novo), substituto de Amália Tortato, é curitibano. É formado em Direito e em Economia. Pela Câmara de Curitiba, já foi suplente da vereadora Indiara Barbosa (Novo). Além disso, é professor universitário, fundador da “Escola de Curitiba” e foca a atuação em propostas que melhorem a educação e a gestão pública na capital.
*Com informações de Câmara Municipal de Curitiba.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui