Vereador Tico Kuzma (PSD) é eleito presidente da Câmara de Curitiba
Leonidas Dias (Pode) e Nori Seto (PP) são os outros dois nomes da Comissão Executiva que irá administrar a Casa nos próximos dois anos
O vereador Tico Kuzma (PSD) foi eleito como presidente da Câmara Municipal de Curitiba durante os próximos dois anos, no biênio 2025-2026, em votação ocorrida nesta quinta-feira (2).
“Que façamos cada vez mais que a Casa do Povo seja para o povo de Curitiba”, disse Tico Kuzma, em seu pronunciamento de posse.
A Mesa Diretora da Casa também será composta pelos parlamentares:
- Leonidas Dias (Pode) na 1ª vice-presidência;
- Nori Seto (PP), na 2ª vice-presidência;
- Bruno Rossi (Agir), como 1º secretário;
- Indiara Barbosa (Novo), como 2ª secretária;
- Meri Martins (Republicanos), como 3ª secretária;
- Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), como 4ª secretária.
Presidente, vice e 1º secretário da Câmara Municipal de Curitiba
Com o resultado, a Comissão Executiva, que tem a responsabilidade de administrar a Câmara Municipal de Curitiba pelos próximos dois anos, será formada por Tico Kuzma, Bruno Rossi e Indiara Barbosa.
LEIA TAMBÉM:
- Vereadores eleitos são empossados na Câmara Municipal de Curitiba
- Aos 40 anos, Pimentel assume Prefeitura de Curitiba com orçamento de R$ 15 bilhões
- Eduardo Pimentel faz primeira reunião com novos secretários da Prefeitura de Curitiba
Eleição da Mesa Diretora
Os vereadores se dividiram em dois blocos para a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Curitiba. Liderado por Serginho do Posto (PSD) e formado por 31 parlamentares, o maior indicou seis membros e reuniu os partidos PSD (6), PL (4), União (4), Novo (3), Podemos (3), Republicanos (3), PP (3), MDB (2), PRD (1), Agir (1) e PMB (1).
O segundo, sob a direção de Camila Gonda (PSB), conseguiu reunir sete membros – Federação PT/PCdoB/PV (3), PDT (2), PSB (1) e Psol (1) – e indicou um cargo para a 4ª Secretaria.
De acordo com Serginho do Posto (PSD), a indicação do vereador Tico Kuzma (PSD) para a presidência “foi uma indicação pelo consenso do bloco, de forma democrática”.
Ao indicar Giorgia Prates para a Mesa, Camilla Gonda afirmou que “nossa indicação vem com os princípios do nosso bloco, de esquerda e de oposição” e destacou ser a primeira vez que uma mulher negra faz parte da direção da Câmara de Curitiba. A eleição de Giorgia Prates para a Mesa não foi unânime, com abstenções de Bruno Secco, Da Costa, Eder Borges, Fernando Klinger, Guilherme Kilter, João Bettega e Olimpio Araujo Jr.
Para a Corregedoria – órgão da Câmara que monitora a conduta dos vereadores em relação às regras previstas na legislação, especialmente o que é conhecido como “decoro parlamentar” – os vereadores elegeram Sidnei Toaldo (PRD), por unanimidade, com Delegada Tathiana (União) e Camilla Gonda (PSB) na primeira e segunda vices.
*Com Câmara Municipal de Curitiba
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui