Esportes
Athletico encerra projeto do futebol feminino e gera críticas
(Foto: Duda Matoso/Athletico)

Athletico encerra projeto do futebol feminino e gera críticas

Clube alega corte de gastos

Pedro Melo - domingo, 29 de dezembro de 2024 - 14:00

O rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro no masculino resultou no fim do projeto do futebol feminino do Athletico. A decisão ocorre por corte de gastos após a queda de receitas para 2025, segundo informações divulgadas inicialmente pelo Portal Trétis e confirmadas pela reportagem do Paraná Portal.

Como uma forma de desenvolver o futebol entre as mulheres no Brasil, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) obriga as equipes da Série A a ter uma equipe feminina. No entanto, os times da Série B não precisam manter a equipe.

A decisão da diretoria do Athletico em encerrar o projeto do futebol feminino gerou muita revolta dos torcedores. A maior revolta é que a folha salarial de toda a equipe representa uma porcentagem pequena de todo o orçamento gasto pelo masculino.

Além disso, a torcida lembrou que em caso de acesso para a Série A, o clube terá que reativar o futebol feminino. A paralisação de um ano atrapalharia o desenvolvimento do projeto no clube.

RELEMBRE A HISTÓRIA DO PROJETO DE FUTEBOL FEMININO DO ATHLETICO

O Athletico iniciou o projeto do futebol feminino em 2019 e disputou a primeira partida em 2020. Desde então, o Rubro-Negro conquistou todos os títulos do Campeonato Paranaense (2020 a 2024).

Em 2022, as Gurias Furacão subiram para a Série A1 do Campeonato Brasileiro, mas foram rebaixados na temporada seguinte. Em 2024, elas caíram nas quartas de final da Série A2 e ficaram a um jogo do retorno para a elite.

O último jogo do Athletico no projeto do futebol feminino foi no último dia 20, pela última rodada da fase de grupos da Ladies Cup. Na ocasião, as Gurias Furacão venceram o Sport por 2 a 1. Anteriormente, elas empataram com o River Plate em 2 a 2 e perderam para o Grêmio por 3 a 0.

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DO PARANÁ

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe