
Paraná melhora conectividade em áreas rurais
Mesmo com a instalação de 100 novas torres de telefonia pelo estado, apenas 62,21% do território paranaense possui cobertura móvel.
A conectividade em áreas rurais do Paraná melhorou em 2024, com a instalação de 100 novas torres espalhadas pelo estado. Mesmo assim, apenas 62,21% do território paranaense possui cobertura móvel, de acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
A instalação de novas torres para aumentar a cobertura de internet e telefonia móvel em áreas rurais faz parte do Plano de Conectividade Rural do Paraná. A iniciativa conta com a participação de 32 órgãos públicos e empresas do setor privado, incluindo operadoras e empresas de tecnologia, e mais seis entidades representantes da sociedade civil.
O Paraná conta com uma área territorial de 199 mil quilômetros quadrados. Desses, apenas 4 mil estão localizados em grandes centros urbanos. Dessa forma, além de democratizar o acesso à internet, o plano tem como objetivo fortalecer o setor agrícola, que representa um importante pilar para a economia paranaense.
Um acordo do Governo do Estado com a operadora de telefonia Tim prevê a construção de 116 antenas em 83 municípios. Até o momento, 100 destas torres já foram instaladas.
Outra parceria foi assinada com a operadora Claro para a implementação de 378 antenas de telecomunicação em 194 municípios. Ao todo, a multinacional vai investir R$ 99,8 milhões no projeto, que além de construir torres em localidades rurais também irá contemplar pontos estratégicos de rodovias, áreas de fronteiras e cidades do litoral, impactando mais de 7 milhões de pessoas.
Segundo dados da Anatel, o Paraná contava com 52,73% da área com cobertura móvel em junho de 2023. Já em junho de 2024, a cobertura subiu para 62,21%.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.