Geral
Prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos em Curitiba recebem diplomação
Eduardo Pimentel e Sigurd Roberto Bengtsson, presidente do TRE-PR (Foto: Pedro Ribas/SMCS

Prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos em Curitiba recebem diplomação

Cerimônia foi realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR)

Brenda Iung - quinta-feira, 19 de dezembro de 2024 - 18:42

O prefeito eleito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), o vice, Paulo Martins (PL), os vereadores e o suplentes do legislativo receberam a diplomação nesta tarde (18), pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). As informações são de Marlon Santiago, da BandNews FM Curitiba.

Prefeito, vice e vereadores eleitos em Curitiba recebem diplomação
Cerimônia foi realizada no Teatro Positivo (Foto: Marlon Santiago | BandNews FM Curitiba)

A diplomação, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é: “a diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que os candidatos e candidatas foram efetivamente pelo povo e, por isso, estão aptos a tomar posse no cargo. É o marco final da eleição, representando a democracia e a escolha popular para administrar, gerir e legislar em prol da cidade”. Esse conceito foi levado aos presentes na cerimônia, realizada no Teatro Positivo, pela juíza da 174ª Zona Eleitoral (ZE) e presidente da Junta Eleitoral Totalizadora, Carla Melissa Martins Tria — presidente da mesa da solenidade.

O diploma, expedido pela Justiça Eleitoral, autoriza que os eleitos tomam posse no dia 1º de janeiro de 2025 e assumam os mandatos de 2025 a 2028. E para ser diplomado, o eleito deve seguir alguns requisitos, descreve o presidente do TRE-PR, Sigurd Roberto Bengtsson.

“Pela legislação, só pode ser diplomado quem teve a prestação de contas aceita pela Justiça Eleitoral — que é o caso dos vereadores, das vereadoras, do prefeito e do vice-prefeito que serão diplomados hoje”, afirma.

Eduardo Pimentel, eleito para a Prefeitura de Curitiba, descreve ser um “orgulho muito grande” ocupar uma cadeira já ocupada por Ivo Arzua, Jaime Lerner e Rafael Greca “entre outros, que construíram uma cidade que é a capital menos desigual do país, a cidade com a melhor qualidade ambiental do país”, comemora.

Pronto para tomar posse em 1º de janeiro, Pimentel anunciou que até esta sexta-feira (20), todo o quadro de secretariado e primeiro escalão da Prefeitura de Curitiba estará completo.

“Eu serei um prefeito que sem dúvida vai cumprir meta, para que a gente possa trabalhar e exigir dos secretários e secretárias o retorno”, se comprometeu. O eleito revelou que os novos nomes que estarão à frente das pastas da Prefeitura receberam o convite já com metas estabelecidas para os próximos anos.

“Tem que cumprir meta, a população espera isso. Ser secretário de uma cidade do tamanho de Curitiba é uma honra muito grande e é dessa maneira que nós queremos trabalhar nos próximos quatro anos”. reforça.

Os 38 vereadores de Curitiba também tomam possem em 1º de janeiro de 2025. Nas eleições de 2024, a Câmara de Curitiba teve a maior renovação dos últimos 30 anos: 52%. Das 38 cadeiras do legislativo municipal, 20 serão ocupadas por novos vereadores.

Tico Kuzma (PSD), reeleito para o próximo mandato vê a renovação com bons olhos: “acredito que essa junção de renovação com a experiência vai ser importante para discutir a cidade, para discutir aquilo que foi apresentado no plano de governo do Eduardo Pimentel. Acredito que todos os vereadores querem o bem comum da cidade, todos querem que a cidade vá bem e que as pessoas vivam melhor em Curitiba”, afirma.

Os vereadores eleitos participarão, em 23 de dezembro, da sessão preparatória da 19ª legislatura da Câmara de Curitiba. Essa ação é um rito legal que antecede a solenidade de posse. A sessão preparatória vai acontecer no Palácio Rio Branco, sede da Câmara Municipal de Curitiba, a partir das 9h. A cerimônia é aberta à população.

*Com informações de Tribunal Superior Eleitoral, Câmara Municipal de Curitiba e Marlon Santiago | BandNews FM Curitiba

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe