Cidades
Servidores públicos de Maringá são alvos de operação contra fraude em licitações
Foto: Divulgação/PF

Servidores públicos de Maringá são alvos de operação contra fraude em licitações

O esquema teria desviado cerca de R$ 1,7 milhão dos cofres públicos, com licitações fraudadas durante a pandemia de Covid-19.

Rafael Nascimento - quinta-feira, 19 de dezembro de 2024 - 09:55

Dois servidores públicos de Maringá são alvos de uma operação contra fraude em licitações, deflagrada pela Polícia Federal. Seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos no município do Norte paranaense, na manhã desta quinta-feira (19).

A ação da PF é um desdobramento de uma investigação que começou em abril deste ano. O esquema teria desviado cerca de R$ 1,7 milhão dos cofres públicos, por meio da fraude em licitações durante a pandemia de Covid-19.

Conforme a polícia, os servidores municipais agiam em conluio com um grupo de empresários da região que participava de licitações da Prefeitura de Maringá.

“Foram encontrados indícios de que empresários em conluio, através de simulação de concorrência, combinação de preços e lotes, participavam de diversas licitações já com direcionamento de vencedores e aumento do preço dos produtos”, explica a PF.

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em endereços de Maringá. Imagens: PF

A investigação teve início a partir de uma denúncia anônima. Outro método verificado para o cometimento dos crimes foi a utilização de notas fiscais fraudadas para induzir ao reequilíbrio de preços do contrato, aumentando assim os valores obtidos.

Os alvos da operação são investigados pelos crimes de frustração do caráter competitivo de licitação, constituição de organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Por meio de nota, a Prefeitura de Maringá informou que o caso será investigado pela polícia e que o município vai abrir uma sindicância para apuração dos fatos e aplicação das sanções previstas aos servidores envolvidos na investigação. A administração municipal também reafirmou o compromisso com a lisura e transparência de todos os atos e que colabora com as investigações.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe