Tarifa básica de pedágio da BR-116 sobe para R$ 8,40
Trecho administrado pela concessionária Arteris Planalto Sul fica entre o Paraná e Santa Catarina
A partir desta quinta-feira (19), o preço da tarifa básica de pedágio da BR-116, entre o Paraná e Santa Catarina, passa a ser de R$ 8,40. O trecho é administrado pela concessionária Arteris Planalto Sul. O novo valor é válido para as cinco praças de pedágio da BR-116, que estão instaladas em Fazenda Rio Grande e Rio Negro, na Região Metropolitana de Curitiba, além de Monte Castelo, Santa Cecília e Correia Pinto, na Região Serrana de Santa Catarina. As informações são de Cleverson Bravo, da BandNews FM Curitiba.
Por que o preço da tarifa do pedágio na BR-116 vai aumentar?
O reajuste no preço da tarifa do pedágio é autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União, na semana passada. De acordo com o contrato de concessão, vigente desde 2008, está previsto um reajuste anual da tarifa de pedágio. Segundo a concessionária Arteris Planalto Sul, a correção repõe a inflação. O índice considera o IPCA, que teve variação de 5,9%. A data-base do contrato é 19 de dezembro de 2024
O reajuste também serve “para recompor o equilíbrio econômico-financeiro do contrato”. A empresa diz que já investiu mais de dois bilhões e 100 milhões de reais em melhorias na BR-116, entre o Paraná e Santa Catarina. A concessionária reforça que as tarifas de pedágio são responsáveis por financiar os serviços de atendimento pré-hospitalar e mecânico, assim como a estrutura de monitoramento da rodovia.
*Com informações de Cleverson Bravo | BandNews FM Curitiba
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui