Verão chegará com temperaturas bem diferentes das registradas nos últimos anos
Veja a previsão do tempo para a próximo estação no Paraná
Diferentemente dos anos anteriores, o verão 2024/2025 será… um verão comum. Isso porque a nova estação, que começa no próximo sábado (21), às 6h20, não terá influência do fenômeno La Niña, que provoca secas e eleva as temperaturas na região Sul. A previsão é do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
O próximo verão 2024/2025 será, portanto, uma estação com temperaturas altas e com pancadas de chuvas rápidas, principalmente durante à tarde. Conforme o Simepar, as chuvas serão acompanhadas de vendavais, raios e granizos. O Governo do Paraná alerta para a possibilidade de alagamentos.
“O mapa de janeiro da climatologia mostra que temos previsão de chuvas de mais de 200 mm entre o Centro e o Norte do Estado. Onde mais chove nesta época do ano é a região litorânea, com mais de 300 mm ao longo dos próximos meses”, explica o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib.
- Leia também: 69% dos brasileiros preferem a democracia, mas 8% querem uma ditadura, aponta Datafolha
Em relação ao calor, o Paraná terá máximas dentro do esperado para a época: variações de 27,9° C na região Sul a 31,9° C na região Oeste em janeiro — prevê o Simepar.
“É normal que a região litorânea e que as faixas Norte e Oeste do Estado tenham temperaturas mais elevadas, mas não teremos semanas consecutivas com calor muito acima da média. Teremos tempo abafado, que causa desconforto. Essa combinação de calor e umidade elevados leva a formação das tempestades”, ressalta Kneib.
De acordo com o boletim do Simepar, não há previsão da ocorrência de ondas de calor durante o verão 2024/2025, mas haverá frequência de dias com temperaturas altas. A estação se encerra em 20 de março.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.