Proprietários de motos com até 170 cilindradas não pagarão IPVA a partir de 2025
Nova legislação beneficiará 732 mil paranaenses e já foi sancionada
A lei que isenta os proprietários de motos de até 170 cilindradas de pagar Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) foi sancionada nesta sexta-feira (13). O benefício valerá a partir de janeiro de 2025.
De acordo com o Governo do Paraná, 732 mil paranaenses serão beneficiados pelo projeto. O governador Ratinho Junior (PSD) explicou que a medida foi idealizada para valorizar e fortalecer os motoboys e entregadores de todo o estado, profissionais que, segundo o líder do executivo estadual, ajudam a movimentar a economia. “São profissionais que geram emprego e renda, ajudando o nosso Estado a crescer”, disse Ratinho Junior.
A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) reforça que a isenção do IPVA para motos de até 170 cilindradas vai beneficiar 77% de toda a frota tributável de motocicletas do Paraná. E ainda que o estado deixe de receber os R$ 474 anuais de cada um dos contribuintes, o valor será reinvestido de outras maneiras no estado, destaca o secretário Norberto Ortigara.
“As famílias vão ver o dinheiro sobrar e isso se transforma em qualidade de vida. É um dinheiro que vai ajudar na compra dos materiais escolares dos filhos, nas contas de começo de ano ou mesmo nas férias das famílias. É um recurso que vai movimentar ainda mais a economia do Paraná”, ressaltou o secretário.
Além da isenção do IPVA para motos de até 170 cilindradas, o texto também isenta o pagamento de imposto para ônibus, micro-ônibus e caminhões movidos exclusivamente a gás natural. Os veículos movidos a hidrogênio também deixarão de pagar o imposto. Nesses casos, a isenção vale até o dia 31 de dezembro de 2027.
*Com informações de Agência Estadual de Notícias.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.