
Calçadão da Rua XV pode virar Avenida Jaime Lerner; entenda!
Há três anos, o Poder Legislativo sugeriu que o Parque Barigui fosse alterado para o nome do urbanista
Os vereadores de Curitiba aprovaram nesta terça-feira (11), em primeiro turno, o projeto de lei que prevê nomear um logradouro público de Curitiba como ‘Jaime Lerner‘, arquiteto e urbanista falecido em 2021. Entre as sugestões, estão o Calçadão da Rua XV e a Avenida Paraná.
De acordo com o autor do projeto Rodrigo Reis (PL), o objetivo da proposta é deixar registrada a grandiosidade do ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná que tornou a capital paranaense um dos melhores do Brasil e do mundo para se viver. O parlamentar ainda pontuou que não indicou nenhum local específico no projeto para que o Poder Executivo faça a escolha
“O Jaime Lerner foi um dos maiores prefeitos do Brasil, um dos maiores prefeitos da história, que tive a oportunidade de conhecer pessoalmente. […] Conversei com o Eduardo Pimentel, o nosso prefeito eleito, e ele acha que temos que denominar de Jaime Lerner algo que seja mais representativo”, disse Reis.
No plenário, o vereador Angelo Vanhoni (PT) concordou sobre a importância de Jaime Lerner para Curitiba e sugeriu o Calçadão da Rua XV como o local ideal para levar o nome do urbanista.
“A primeira grande inovação de impacto no Brasil, que foi olhar o ser humano como um pedestre, foi a transformação da rua XV de Novembro em espaço do pedestre [calçadão]. […] Eu sugeriria que a rua XV se chamasse Jaime Lerner e que a Prefeitura de Curitiba pudesse desenvolver um trabalho de requalificação, como um marco para requalificar o Centro de Curitiba, porque o Centro precisa de uma série de intervenções, de apoio, de estímulo, tanto da iniciativa privada, quanto dos órgãos governamentais. Avenida Jaime Lerner”, disse Vanhoni.
O vereador Hernani (Republicanos), por sua vez, defendeu a ideia de nomear a Avenida Paraná, enquanto Oscalino do Povo (PP) indiciou o Chapéu Pensador de Curitiba.
“É viável até [dar nome] a uma avenida, e [sugiro] de preferência a avenida Paraná, que leva até o descanso eterno do Jaime Lerner. Não precisaria mudar, mas só inserir [o nome]: avenida Paraná – Governador Jaime Lerner, avenida Paraná – Engenheiro Jaime Lerner”, acrescentou Hernani (Republicanos). “O Chapéu Pensador de Curitiba [Bosque da Copel] poderia ser Chapéu Pensador Jaime Lerner. Foi no governo dele que foi estabelecido esse espaço”, sugeriu Oscalino do Povo (PP).
LEIA TAMBÉM:
- Curitiba volta a vacinar contra Covid; veja faixas etárias beneficiadas
- Grupo criminoso que executou pelo menos 21 pessoas é alvo de operação nos Campos Gerais
Noemia Rocha (MDB) apoiou o projeto, mas destacou que a mudança do nome de logradouros públicos acarreta em gastos altos para o município.
“É oneroso o custo [mudar o nome de logradouro], porque a pessoa que pede a mudança tem que pagar toda a mudança de escritura de toda a rua, tem que pagar os comerciantes, é extremamente complexo, mas é possível. Acho que é válida a discussão, principalmente porque o novo prefeito vai ter esse olhar para um grande homem que contribuiu tão bem para a nossa cidade”, disse a vereadora.
Esta não é a primeira vez que uma homenagem a Lerner é debatida em plenário. Em 2021, a CMC sugeriu à Prefeitura que Jaime Lerner desse nome ao Parque Barigui.
*Com Câmara Municipal de Curitiba
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.