Colunas
Lula, fora, Bolsonaro é candidato e Haddad o preferido para 2026
Wilson Dias/AEN

Lula, fora, Bolsonaro é candidato e Haddad o preferido para 2026

No total, 33% dos entrevistados afirmaram não saber ou não responderam sobre quem deveria ser o candidato do governo em 2026.

Pedro Ribeiro - quinta-feira, 12 de dezembro de 2024 - 09:40

Enquanto o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reafirma que só não será candidato ao Palácio do Planalto em 2026 se estiver morto, pesquisa Genial/Quaest informa que a maioria dos brasileiros não acredita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deveria se candidatar à reeleição.  Segundo o levantamento, 52% dos entrevistados se posicionaram contra a possibilidade de Lula tentar um novo mandato, enquanto 45% expressaram apoio à sua candidatura. Apenas 3% não souberam ou não responderam à questão.

Se Lula não se candidatar, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, surge como o favorito para sucedê-lo nas eleições de 2026, com 27% das preferências. Ele está à frente de outros nomes do campo governista, como o ex-ministro Ciro Gomes (17%), o vice-presidente Geraldo Alckmin (14%), e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (4%). No total, 33% dos entrevistados afirmaram não saber ou não responderam sobre quem deveria ser o candidato do governo em 2026.

O estudo, realizado entre os dias 4 e 9 de dezembro com 8.598 entrevistados, mostra uma variação em relação ao último levantamento de outubro. A oposição à reeleição de Lula caiu seis pontos percentuais, enquanto o apoio aumentou cinco pontos.

A pesquisa foi realizada de forma presencial e tem margem de erro de 1 ponto percentual, com nível de confiança de 95%.

Compartilhe