Cidades
Parceiro da Escola: consulta pública aponta rejeição de 88% ao programa
Foto: Lucas Fermin/SEED

Parceiro da Escola: consulta pública aponta rejeição de 88% ao programa

Comunidade escolar foi majoritariamente contrária ao programa em colégios que alcançaram o quórum necessário para a votação.

Rafael Nascimento - terça-feira, 10 de dezembro de 2024 - 10:40

A consulta pública para implantação do programa Parceiro da Escola na rede pública de ensino do Paraná apresentou 88% de rejeição em colégios que alcançaram o quórum necessário para a votação. O número foi divulgado pela deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) e a Bancada de Oposição da Alep, nesta terça-feira (10).

Proposto pelo Governo do Estado, a iniciativa, na prática, repassa a gestão de colégios da rede estadual de ensino à empresas privadas.

Diante da polêmica com a privatização de serviços como manutenção, limpeza, segurança e gestão administrativa, a Secretaria de Estado da Eduacação (SEED) organizou uma consulta pública em 177 colégios estaduais de 98 municípios paranaenses, para a comunidade escolar decidir sobre a adesão ou não ao Programa Parceiro da Escola.

“Vitória de lavada! Entre as escolas que alcançaram o quórum, mais de 88% disseram não ao projeto de privatização. O governador sentiu a força da comunidade escolar. Parabéns a todos que votaram”, disse Luciana Rafagnin em suas redes sociais.

Responsável pela consulta pública que foi realizada entre os dias 6 e 9 de dezembro, a SEED afirma que o Paraná pode ter a partir do ano que vem 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola, em 41 cidades. Destes, 93 receberam o aval da comunidade na consulta realizada nos últimos dias, além das duas escolas onde o projeto-piloto já estava em andamento, em Curitiba e São José dos Pinhais.

Ao todo, a consulta pública contou com 44,4 mil votos, entre pais, responsáveis, estudantes e servidores.

Dos 177 colégios, 11 aprovaram o Parceiro da Escola, 83 não aprovaram e em outros 83 o quórum não foi atingido.

“O quórum foi atingido em 94 escolas e nas demais 83 a decisão caberá à Secretaria de Estado da Educação, que vai decidir pela inclusão delas no programa a partir dos critérios estabelecidos para a formação dos lotes com as empresas”, ressalta a Secretaria da Educação.

As escolas com votação majoritariamente de “sim” ao Parceiro da Escola ficam em Assis Chateaubriand, Almirante Tamandaré, Andirá, Apucarana, Arapongas, Barbosa Ferraz, Bocaiúva do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Cambé, Cascavel, Castro, Colombo, Curitiba, Dois Vizinhos, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Ibiporã, Jaguariaíva, Loanda, Londrina, Maringá, Matelândia, Matinhos, Mauá da Serra, Medianeira, Nova Aurora, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Palmeira, Pinhais, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, Porecatu, Prado Ferreira, Roncador, São José dos Pinhais, Sarandi e Toledo.

A previsão da SEED é que a privatização da gestão dos colégios contemplados ocorra a partir do início do ano letivo de 2025.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe