Economia
Paraná volta a receber navios de cruzeiro
Foto: Divulgação/MSC

Paraná volta a receber navios de cruzeiro

A última temporada de cruzeiros em Paranaguá movimentou mais de R$ 25 milhões na economia local.

Rafael Nascimento - sábado, 7 de dezembro de 2024 - 13:00

O Paraná volta a receber navios de cruzeiro em Paranaguá, no Litoral do Estado. Oito paradas estão marcadas para a cidade histórica nesta temporada, com roteiros operados pela companhia italiana MSC.

A temporada de navios de cruzeiro retorna ao Paraná no próximo dia 17, com a chegada da embarcação Armonia, que possui 275 metros de comprimento, 29 de largura e 54 metros de altura. A capacidade é para 2.520 passageiros e 780 tripulantes.

Os cruzeiros farão o trecho Las Palmas (Espanha) a Itajaí, Ilhabela a Itajaí e Buenos Aires (Argentina) a Itajaí, passando por águas brasileiras e internacionais. Em Paranaguá, os turistas serão recepcionados em uma estrutura montada pela Secretaria de Turismo.

A primeira temporada de cruzeiros no Paraná aconteceu entre dezembro de 2023 e março deste ano. Nesse período, mais de 39 mil pessoas embarcaram e desembarcaram em Paranaguá. Na oportunidade, o Porto de Paranaguá recebeu os navios MSC Lirica e MSC Musica.

Na edição passada, os passageiros dos navios eram sempre recebidos com música ao vivo – destaques ao chorinho e ao tradicional fandango caiçara –, estandes com venda e demonstração de produtos, comercialização de pacotes turísticos por pontos do Litoral do Paraná – como Morretes e a Ilha do Mel –, além de outras atividades.

A temporada movimentou mais de R$ 25 milhões na economia local, de acordo com o Governo do Estado. A expectativa é que, para este ano, as diversas programações culturais e atrativos sejam novamente apresentados aos viajantes, movimentando a cadeia produtiva do setor e a economia da região.

“Nenhuma operadora decide atracar seu navio em um destino que não tem: qualidade, potencial e infraestrutura. Por isso entendemos essa nova temporada como uma chancela de qualidade, mostrando que o Paraná tem esse valor turístico que pode e precisa ser cada vez mais aprimorado. Essas ações impulsionam o nosso setor, a economia e colocam o Paraná na prateleira de cima do turismo internacional”, destaca Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe