
Paraná entra em alerta para tempestades nesta sexta-feira
O Estado deve receber acumulados expressivos de chuva a partir de hoje, de até 200 mm e risco de alagamentos.
O Paraná está em alerta para tempestades nesta sexta-feira (6). Com temperaturas elevadas e sensação de tempo abafado, somadas ao avanço de uma frente fria, regiões paranaenses devem receber acumulados expressivos de chuva.
O alerta foi emitido pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) a abrange todas as regiões do Estado. A situação mais crítica, de perigo, ocorre na metade Sul do Paraná, especialmente entre o Oeste, Sudoeste e Sul do Estado. Há risco de estragos em cidades nessas áreas, com acumulado de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos, entre 60 e 100 km/h, e queda de granizo.

Os demais setores paranaenses, na faixa entre o Litoral, Curitiba e região, Campos Gerais, Norte e Noroeste também entram em alerta para tempestades hoje, mas com menor risco de estragos. Nessas regiões, o INMET indica possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos entre 40 e 60 km/h), e queda de granizo.
O alerta do órgão nacional vale até o fim da noite de hoje.
Paraná deve receber mais de 200 mm de chuva nos próximos dias
O Simepar também alerta para o risco de temporais a partir desta sexta-feira em todo o Paraná. Em setores como o Sudoeste, Centro-Sul e Sul, são esperados mais de 200 mm de chuva entre hoje e segunda-feira, com possibilidade de alagamentos.
“A partir desta sexta-feira teremos um aumento significativo da instabilidade em todo o Paraná. Ao longo do dia, uma frente fria se forma no Rio Grande do Sul, e aqui no Estado esquenta bastante. Com esse aquecimento e a umidade elevada, teremos a partir da tarde condição para ocorrência de tempestades”, destaca o meteorologista Samuel Braun.
As temperaturas se mantêm altas ao longo do dia, com máxima de 27º C em Curitiba, 29º C em Foz do Iguaçu e 30º C em Guaíra e Paranavaí.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.