Estadual
Orçamento recorde: população envia oito mil sugestões para destinação de recursos do Paraná
As reivindicações da população foram entregues ao presidente da Comissão de Orçamento, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), e ao relator do orçamento, deputado Evandro Araújo (PSD). (Foto: Valdir Amaral/Alep)

Orçamento recorde: população envia oito mil sugestões para destinação de recursos do Paraná

As sugestões ajudarão a compor a Lei Orçamentária Anual (LOA), que prevê mais de R$ 78 bilhões para 2025

Brenda Iung - segunda-feira, 2 de dezembro de 2024 - 18:51

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) afirma ter recebido mais de oito mil sugestões para elaboração do orçamento do estado, com ideias para investimentos, obras e destinação dos recursos. Essas contribuições serão usadas para montar a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025. No próximo ano, o Paraná prevê um orçamento de R$ 78,7 bilhões, o maior da história.

“A Assembleia Legislativa convocou todos os paranaenses para dar sugestões na Lei Orçamentária Anual. Nós, como representantes escolhidos pela população, ao criarmos o programa Orçamento da Gente, estamos exercendo nosso papel de abrir espaço para que todos os paranaenses tenham voz e possam participar das decisões do governo, indicando onde e como deve ser aplicado o dinheiro público”, declarou o presidente da Assembleia, Ademar Traiano (PSD).

Educação, infraestrutura, saúde, segurança pública, agricultura, turismo e lazer estão entre os temas mais mencionados pelos paranaenses. Uma das sugestões é a duplicação de trechos da PR-323. Além disso, os moradores do estado também pedem implantação de terceiras faixas em trechos da BR-376 e BR-277. Os paranaenses destacam que o reforço nas rodovias incentiva a indústria, o comércio, o turismo e a mobilidade.

Para a saúde, os paranaenses desejam mais investimento nos serviços e na entrega de medicamentos gratuitos pela rede estadual. Já para o turismo e para o lazer, pedem incentivo para a infraestrutura voltada ao ciclismo, projetos para impulsionar o turismo rural e o ecoturismo e investimentos no litoral.

A atenção às comunidades do interior, bem como, aos pequenos produtores rurais também estão entre as demandas da população.

O documento com as sugestões para compor o orçamento do Paraná em 2025 foi entregue para o presidente da Comissão de Orçamento, Luiz Claudio Romanelli (PSD) e, para o relator do orçamento, Evandro Araújo (PSD).

*Com informações de Assembleia Legislativa do Paraná.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe