Curitiba define plano inédito para Esporte e Lazer; objetivos devem ser cumpridos até 2032
Primeira iniciativa do segmento foi aprovada nesta terça-feira (19), na Câmara Municipal
Até 2032, Curitiba pretende ampliar o acesso dos cidadãos ao esporte e ao lazer. Esse é o objetivo macro do Plano de Esporte e Lazer, aprovado nesta terça-feira (19), pelos vereadores na Câmara Municipal da capital paranaense. A iniciativa é inédita e aceita com unanimidade no primeiro turno.
Para alcançar esse feito, há a proposição de 25 metas que devem ser cumpridas nos próximos oito anos. Um dos destaques é a ampliação em 10% da participação dos idosos nas práticas de atividades físicas propostas pela Prefeitura e outras iniciativas públicas.
O plano também prevê a ampliação das modalidades esportivas oferecidas gratuitamente; a criação de um programa de inclusão paradesportiva para aumentar em 30% a participação de pessoas com deficiência nas atividades propostas; o estabelecimento de parcerias com escolas e clubes esportivos locais; a identificação de talentos esportivos locais para o desenvolvimento e apoio; a garantia de que 90% dos equipamentos esportivos públicos da capital estejam em condições operacionais durante todo o ano; o investimento na capacitação dos profissionais de educação física da rede municipal e o investimento em transparência das ações com promoção de audiências públicas e emissão de relatórios.
- Veja também: Turismo esportivo: conheça nova tendência de viagem
O objetivo do primeiro Plano de Esporte e Lazer de Curitiba é “democratizar as atividades físicas, incentivando sua prática e a formação esportiva, como instrumentos de desenvolvimento econômico e social”, afirma Tico Kuzma (PSD), líder do governo na CMC.
Para o cumprimento das metas, foram definidos três prazos: até 2026 para ações pontuais, até 2028 para ações que demandam parceria e ajuste de tecnologia e até 2032 para que todos os objetivos sejam cumpridos.
Hoje, 161 mil pessoas são inscritas nos projetos coordenados pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude. O orçamento anual é de R$ 59 milhões. Em 2025, a previsão é de R$ 74 milhões.
*Com informações de Câmara Municipal de Curitiba.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.