Geral
Falha de elevador pode ser descartada como motivo de morte de jovem em Curitiba, diz Polícia Civil
O jovem adentrou o elevador após ser convidado a se retirar pela segurança do shopping (Foto: reprodução/PCPR)

Falha de elevador pode ser descartada como motivo de morte de jovem em Curitiba, diz Polícia Civil

Delegada explica o que pode ter ocasionado a morte de Rafael Carvalho Pereira

Brenda Iung - segunda-feira, 18 de novembro de 2024 - 17:28

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) pode descartar uma possível falha no elevador do Shopping Estação, em Curitiba, local onde o jovem Rafael Carvalho Pereira (34) morreu na noite de quinta-feira (14). A PCPR explica quais são as hipóteses de acontecimentos que podem ter levado ao trágico cenário.

O jovem pode ter forçado a porta externa do elevador para entrar no local — sem ter apertado o botão para o aparelho chegar ao andar onde ele estava, relata a delegada da Polícia Civil do Paraná, Camila Cecconelo. Na sequência, alguém pode ter chamado o elevador em outro andar e ele acabou descendo e atingindo Rafael. Com isso, o jovem foi imprensado pela cápsula do elevador e morreu.

A Polícia Civil trabalha com algumas possibilidades para que Rafael tivesse tentado entrar no elevador: entrar no shopping — uma vez que foi impedido pelos seguranças do local que notaram que ele estava alterado — ou roubar os cabos do elevador.

Camila relata que ele tinha uma extensa ficha criminal, que incluia antecedentes por furto, ameaça, roubo e lesão corporal. Além disso, boletins de ocorrência pelo consumo de drogas na Praça Eufrásio Correia, em frente ao Shopping Estação.

Em relação ao uso de drogas, Camila conta que os familiares de Rafael tentaram muitas vezes o internar. Em algumas ocasiões, ele aceitou o tratamento e foi internado. Mas ele desaparecia, não aceitava o contato da família e também não informava o paradeiro.

Quais são os próximos passos da investigação para esclarecer motivação da morte de jovem em elevador de shopping em Curitiba

A Polícia Civil pode descartar a possibilidade de uma falha no elevador, caso fique realmente comprovado que o acidente ocorreu após Rafael ter forçado a entrada no aparelho — afirma a delegada da PCPR. Com isso, o laudo e a investigação serão encerrados.

A análise preliminar já caminha para esse lado e a investigação pode ser encerrada sem apontar culpados. Camila explica que várias pessoas estão sendo ouvidas e que o Shopping Estação reúne os documentos para comprovar as manutenções do equipamento. De acordo com os certificados entregues até o momento, somados aos depoimentos, não havia irregularidade no funcionamento do elevador onde o jovem morreu.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal para obter todas as informações. Clique aqui.

Compartilhe