Cúpula de Líderes do G20 começa no Rio, sob forte esquema de segurança
O Brasil sedia o evento global com a presidência rotatória do grupo, com forte atuação na mitigação de desigualdades sociais, economia e mudanças climáticas.
A Cúpula de Líderes do G20, grupo que reúne as principais economias do planeta, começa nesta segunda-feira (18), no Rio de Janeiro. O Brasil sedia o evento global com a presidência rotatória do grupo, com forte atuação na mitigação de desigualdades sociais, economia e mudanças climáticas.
Ao todo, 19 chefes de Estado e de Governo estão na cidade. A única ausência é a do presidente russo, Vladimir Putin, país que invadiu a Ucrânia em 2022. Putin será representado pelo ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov.
O evento global no Rio conta com um fortíssimo esquema de segurança, com mais de 17,5 mil policiais militares, civis, penais, além de 8 mil homens das Forças Armadas. Drones e aeronaves com tecnologia de ponta também são utilizados.
O G20 tem como objetivo debater um documento que chegue a um consenso entre os três eixos que marcaram a presidência brasileira no G20: combate à fome, à pobreza e à desigualdade, além do desenvolvimento sustentável, o enfrentamento às mudanças climáticas e a transição energética. A reforma da governança global para resolver conflitos também estará em pauta.
Na área econômica, a principal bandeira brasileira é a taxação global dos super-ricos, medida que ajudaria a financiar o combate à desigualdade e o enfrentamento das mudanças climáticas. Baseada nas ideias do economista francês Gabriel Zucman, a proposta prevê um imposto mínimo de 2% sobre a renda dos bilionários do mundo, que arrecadaria entre US$ 200 bilhões e US$ 250 bilhões anualmente e divide os países.
Além das maiores economias do mundo, a Cúpula do G20 também conta com a presença da União Europeia e a União Africana.
Antes do início do evento, o presidente Lula promoveu de uma maratona de onze encontros bilaterais com lideranças mundiais.
G20 no Brasil: veja a programação
No primeiro dia da reunião de cúpula, hoje, estão previstas a recepção dos líderes pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da primeira-dama Janja Lula da Silva, e o lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. À tarde, haverá uma sessão sobre a reforma da governança global. À noite, Lula e Janja darão um jantar oficial aos presidentes e primeiros-ministros.
Na terça-feira (19), a programação começa com uma sessão sobre desenvolvimento sustentável e transições energéticas, pela manhã. À tarde, haverá a sessão de encerramento e a transmissão da presidência do G20 para a África do Sul. Após a cerimônia, haverá um almoço oficial, seguido de uma série de reuniões bilaterais entre os chefes de Estado e de Governo.
Os dois dias de debates ocorrerão no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro.
*com informações da Agência Brasil.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.