Federal
Ataque em Brasília: vídeo mostra autor perto de jornalistas pouco antes da explosão
Imagem: Reprodução/TV Brasil

Ataque em Brasília: vídeo mostra autor perto de jornalistas pouco antes da explosão

Pouco antes da explosão, o chaveiro de Santa Catarina apareceu em uma entrada ao vivo

paranaportal - sexta-feira, 15 de novembro de 2024 - 17:59

Um vídeo da TV Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), mostra Francisco Wanderley Luiz, autor do ataque ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, caminhando pela Praça dos Três de Poderes, minutos antes da explosão que tirou a sua vida, na noite da última quarta-feira (13). (Assista abaixo)

De acordo com a repórter Manuela Castro, ela se preparava para fazer uma entrada ao vivo quando Francisco se aproximou e interagiu com a equipe. “Ele se aproximou, ficou realmente do nosso lado. Isso não é incomum, normalmente, turistas curiosos se aproximam de equipes de reportagem. Mas ele estava muito perto da gente, a gente começou a trocar olhares. Ele percebeu e disse: Não vou atrapalhar vocês, não. Fiquem tranquilos. Vou passar por trás da câmera. Depois, ele falou: Não vou passar pela frente da câmera, porque sou muito feio”, contou a jornalista. 

Em seguida, ele brincou que não iria passar em frente a câmera porque era “muito feio” e aguardou o início da gravação. “Então, ele ficou por perto, rondando, e na hora que nós entramos ao vivo, é possível ver que ele foi para trás de mim, um pouco mais afastado, mas foi possível vê-lo nas imagens”, completou Manuela. 

LEIA TAMBÉM:

Em relato à TV Brasil, a profissional da imprensa explicou que reconheceu Francisco por causa das calças coloridas que ele vestia e levou um susto ao perceber o perigo que passou, sem saber, junto com sua equipe de trabalho

“Quando eu vi as imagens do STF [das câmeras de segurança], eu tive certeza que ele era aquele observador, que ficou tão próximo da gente. E tive, então, a noção do perigo, risco que eu e a equipe tivemos”, afirmou. 

Veja o vídeo:

Natural de Rio do Sul, Santa Catarina, Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, trabalhava como chaveiro e, em 2020, chegou a se candidatar a vereador pelo Partido Liberal (PL), sob o nome de Tiu França, mas não se elegeu.

Segundo familiares, ele era uma pessoa tranquila antes das eleições de 2022, quando passou a adotar discursos de extrema-direita em relação a política. Em entrevista, um irmão de Francisco contou que além de só falar em política, ele interagia constantemente com grupos extremistas na internet, o que transformou seu comportamento e o encheu de “ódios”, disse o homem.

Com Agência Brasil

Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe