Guardas municipais realizam parto de emergência dentro de viatura em Curitiba
A equipe foi abordada pelo casal durante um patrulhamento; mãe e filho passam bem
Dois guardas municipais de Curitiba realizaram o parto de emergência de uma gestante de 20 anos dentro de uma viatura do Grupo de Trânsito (GTRan). O caso inusitado ocorreu na noite da última quarta-feira (14), mas só foi divulgado nesta sexta-feira (15). A mãe e a criança passam bem.
De acordo com a Prefeitura Municipal, os guardas Jailson Alves e Thiago Oliveira prestavam apoio em um atendimento de acidente de trânsito, na região da Linha Verde (BR-476), quando foram abordados pelo casal.
O homem explicou que a esposa havia entrado em trabalho de parto após a bolsa romper e seguia com ela para um hospital. Devido ao trânsito, no entanto, estava com dificuldades de avançar, motivo pelo qual solicitou que os guardas escoltassem o carro da família com a viatura.
Ciente da urgência, a equipe orientou o condutor a seguir pela canaleta exclusiva de transporte coletivo, acompanhado da viatura. A situação da gestante se agravou durante o trajeto e o veículo parou na Linha Verde, próximo ao viaduto da Avenida Comendador Franco, quando o homem informou que sua esposa sentia fortes dores.
LEIA TAMBÉM:
- Homem morre em elevador de shopping de Curitiba
- Reviravolta: gerente de supermercado foi morto por se envolver com mulher casada
Nesse momento, os guardas acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas ao constatarem que o intervalo entre as contrações estava diminuindo rapidamente, decidiram levar a mulher diretamente para o hospital na própria viatura, utilizando os dispositivos de urgência (sirene e giroflex) para garantir um deslocamento rápido e seguro.
Ao se aproximarem da Avenida Senador Salgado Filho, a mulher informou que o bebê estava nascendo. Sem tempo a perder, os dois guardas municipais interromperam o trajeto e iniciaram os procedimentos de assistência ao parto dentro do veículo. Usando luvas cirúrgicas e os materiais de primeiros socorros que estavam no veículo, eles conseguiram auxiliar a gestante.
Após o parto bem-sucedido, mãe e filho foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Cajuru, onde receberam assistência médica.
Com SMC
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.