Federação Paranaense cogita novo torneio com vaga para a Copa do Brasil
Objetivo é aumentar o calendário dos clubes
A Federação Paranaense de Futebol (FPF) quer recriar um torneio no segundo semestre para os clubes que não possuem calendário após o estadual. A competição, que seria uma espécie de “Copa Paraná”, daria ao campeão uma vaga na Copa do Brasil do ano seguinte.
“A gente conversou com os clubes e temos a vontade de fazer uma nova competição, valendo uma das vagas na Copa do Brasil, para que a gente possa ter um calendário mais extensivo, que atinja mais clubes do interior e que eles possam almejar um calendário nacional”, afirmou o presidente Hélio Cury Filho.
O Estado do Paraná tem direito a cinco vagas na Copa do Brasil. Em 2024, os cinco melhores do Campeonato Paranaense – Athletico, Maringá, Coritiba, Operário e FC Cascavel – se classificaram. Caso o novo torneio seja criado, o estadual perde uma vaga.
Para 2025, os clubes com calendário após o estadual são Athletico, Coritiba, Operário, Londrina, Maringá, Azuriz, Cianorte e FC Cascavel.
COMO SERÁ O CAMPEONATO PARANAENSE DE 2025
Durante o arbitral, os clubes decidiram manter a fórmula dos últimos anos do Campeonato Paranaense. Após se enfrentarem em turno único, os oito melhores se classificam para as quartas de final. O mata-mata será com jogos de ida e volta até a decisão. Os dois piores caem para a segunda divisão.
O estadual terá início em 11 de janeiro por conta da antecipação do calendário de todo o futebol brasileiro. Já as finais serão disputadas em 23 e 26 de março.
Os 12 participantes da primeira divisão do Campeonato Paranaense são: Andraus, Athletico, Azuriz, Cascavel, Cianorte, Coritiba, Londrina, Maringá, Operário, Paraná Clube, Rio Branco e São Joseense. O Athletico é o atual campeão em final contra o Maringá, enquanto Paraná Clube e Rio Branco subiram.
FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DO PARANÁ
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.