Após publicação em que chama corte de árvores na Arthur Bernardes de “supressão”, Prefeitura é alvo de críticas
Publicação foi realizada no Instagram oficial do Executivo Municipal, na noite desta terça-feira (12)
Na noite desta terça-feira (12), a Prefeitura de Curitiba fez uma publicação no Instagram esclarecendo pontos caracterizados como “mentiras” sobre a execução da obra de revitalização da Av. Arthur Bernardes. No entanto, a publicação não foi bem recebida pelos usuários, que adicionaram, até o momento (20h40), mais de 890 comentários, em apenas 40 minutos. A publicação já conta com 161 mil visualizações.
Entre os pontos que mais geraram críticas entre os usuários foi a escolha da palavra “supressão” para mencionar os 160 cortes de árvores que devem ser feitos no trecho que inclui os bairros Portão, Santa Quitéria, Vila Izabel e Seminário. Vale ressaltar, no entanto, que, conforme divulgado com exclusividade pelo Paraná Portal e admitido em nota pela Prefeitura de Curitiba, estão previstos mais de 640 cortes de árvores até o fim da obra.
A matéria foi lembrada por um dos usuários que comentou a publicação:
- Veja também: Licença ambiental de obra na Arthur Bernardes prevê mais cortes de árvore do que o divulgado; moradores protestam
A Prefeitura também menciona que, diferentemente do que é divulgado pelo movimento SOS Arthur Bernardes, organizado por moradores e comerciantes da região, o Executivo Municipal realizou consultas públicas para ouvir os moradores. Quatro em 2019, uma em 2022 — realizada on-line, com 2 mil participações — e outras reuniões públicas focadas nos impactos ambientais que a obra poderia trazer.
Nos comentários, a página oficial do SOS Arthur Bernardes se manifestou: “primeiro, não houve AUDIÊNCIA PÚBLICA, o que é muito diferente de consulta pública. Segundo, ninguém está informado sobre o cronograma das obras, especialmente os comerciantes. Terceiro, são 643 árvores cortadas na Arthur e entorno próximo. Quarto, as árvores que vocês “transplantam” morrem no dia seguinte, pois vocês não usam metodologias corretas. Quinto, vocês querem canalizar o Córrego Vila Isabel. Que corredor verde é esse, Prefeitura? A cada postagem vocês inventam novas informações, Prefeitura. Está feio já!”.
Mais de 12 mil pessoas já assinaram o documento previsto pelo movimento SOS Arthur Bernardes — contrário aos cortes das árvores da região. O fato foi mencionado nos comentários pela vereadora Giorgia Prates – Mandata Preta (PT): “a consulta pública da Prefeitura: em 6 anos, ouviu pouco mais de 2 mil pessoas, comunicando só os benefícios do projeto. O movimento SOS Arthur Bernardes: mais de 12 mil pessoas contrárias, reunidas em poucos meses”.
Alguns usuários compararam a obra da Arthur Bernardes com a da Av. Victor Ferreira do Amaral. No início do ano, os moradores foram surpreendidos com o corte de mais de 40 árvores na região. Entre os cidadãos de Curitiba que compararam as obras, está o ex-goleiro do Athletico, Bento Matheus.
A Prefeitura exaltou as melhorias que devem ser realizadas na região, como a implementação do miniterminal e do novo Inter 2; além das áreas de lazer e de convivência. Clique aqui para conferir as mudanças que estão previstas no projeto.
Corredor Verde da Arthur Bernardes
Na publicação, a Prefeitura destaca que o Corredor Verde, presente hoje na Arthur Bernardes, vai permanecer. E menciona, como dito anteriormente, a “supressão de 160 árvores”. Em defesa do projeto, o vídeo descreve que 80 árvores serão transplantadas e, que, desde 2019, a Prefeitura realizou o plantio de mais de 500 mil árvores. Além disso, afirma que criou cinco parques verdes na capital e 40 Reservas do Patrimônio Particular Natural Municipal (RPPN).
As justificativas, no entanto, não foram suficientes para os usuários. Veja mais críticas à Prefeitura, em publicação realizada no Instagram.
Assista ao vídeo da Prefeitura, em defesa do projeto de revitalização da Arthur Bernardes
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui