Esportes
Paranaense de 2025 tem início antecipado e fórmula mantida
(Foto: Geraldo Bubniak/AGB)

Paranaense de 2025 tem início antecipado e fórmula mantida

Estadual terá jogo na Data Fifa para terminar no prazo

Pedro Melo - terça-feira, 12 de novembro de 2024 - 18:14

Representantes dos 12 clubes que disputarão o Campeonato Paranaense de 2025 se reuniram no final da tarde desta terça-feira (12), na sede da Federação Paranaense de Futebol (FPF). A grande novidade é que o estadual começa no dia 11 de janeiro.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) antecipou o início dos estaduais em uma semana para paralisar o Campeonato Brasileiro durante o Mundial de Clubes.

Como o Campeonato Paranaense utiliza 17 datas, uma a mais que o sugerido pela CBF no calendário, a FPF vai utilizar a Data Fifa de março para terminar a competição no prazo.

As finais do estadual ocorrem nos dias 23 e 26 de março. A última vez que o Campeonato Paranaense terminou em uma quarta-feira foi em 2021, quando o calendário ainda estava afetado pela pandemia da Covid-19.

A tabela oficial será divulgada pela FPF apenas no próximo dia 22, mas existe a possibilidade do jogo de abertura ser mais uma vez entre os atuais campeões das duas primeiras divisões. Caso se confirme, o Campeonato Paranaense de 2025 começa com clássico entre Athletico e Paraná Clube.

FÓRMULA DO CAMPEONATO PARANAENSE

A fórmula do Campeonato Paranaense de 2025 será a mesma dos últimos anos. Os 12 times disputam a primeira fase em turno único e os oito melhores se classificam para as quartas de final. O mata-mata será com jogos de ida e volta até a decisão. Os dois piores caem para a segunda divisão.

Os 12 participantes da primeira divisão do estadual são: Andraus, Athletico, Azuriz, Cascavel, Cianorte, Coritiba, Londrina, Maringá, Operário, Paraná Clube, Rio Branco e São Joseense. O Athletico é o atual campeão em final contra o Maringá, enquanto Paraná Clube e Rio Branco subiram.

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DO PARANÁ

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe