Paraná recebe duas novas usinas de geração de energia solar compartilhada
Unidades fazem parte do plano de expansão que inclui 112 novas usinas no país
O Paraná ganhou inaugurou duas novas usinas de energia solar. As unidades estão localizadas nas cidades de Assaí e Iporã, respectivamente, no norte e noroeste do Paraná. Somadas a uma terceira, no estado de São Paulo, essas usinas possuem uma capacidade instalada de 193,92 GWh, que será suficiente para atender cerca de 60.980 consumidores.
Essas novas instalações fazem parte de um plano de investimento de R$ 1,8 bilhão que a AXS Energia, responsável pela instalação, está realizando ao longo de 2024, voltado à construção de 112 novas usinas em diferentes estados. Além de Paraná e São Paulo, a empresa também está alocando recursos na implantação de usinas solares em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
De acordo com Eduardo Coutinho, diretor comercial da AXS Energia, até o momento, foram instaladas 14 usinas no Paraná e 13 em São Paulo apenas neste ano. O executivo destaca que o modelo de geração de energia solar compartilhada adotado pela empresa permite que os consumidores obtenham uma economia direta nas suas contas de luz, com redução de até 10% nos valores pagos mensalmente.
“Dessa forma, os clientes não precisam instalar placas solares próprias nem arcar com taxas de adesão, o que gera uma economia significativa no orçamento doméstico ou empresarial”, explica.
Com esses investimentos, a empresa busca ampliar sua atuação no mercado de energias renováveis e contribuir para a transição energética do Brasil. “A instalação dessas novas usinas representam um passo importante no processo de diversificação da matriz energética nacional, além de colaborar para a redução de emissões de gases de efeito estufa e para o fortalecimento da economia verde no país”, finaliza.
*Com assessoria de imprensa.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui