Eletricidade estática provoca incêndio em caminhão carregado com 10 mil litros de solvente
O Corpo de Bombeiros precisou utilizar 12 mil litros de água e 150 litros de LGE para controlar as chamas
Um caminhão carregado com 10 mil litros de solvente pegou fogo no momento em que iniciava a descarga para os tanques de armazenamento de um depósito de tintas de uma empresa no bairro Recanto Verde, em Campina Grande do Sul, na Grande Curitiba, no fim da manhã desta segunda-feira (11). Ninguém ficou ferido.
O incêndio ocorreu no pátio do estabelecimento e não se espalhou para o restante da empresa. Antes das 13h, as chamas já haviam sido controladas e extintas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a causa provável para o início do incêndio em Campina Grande do Sul foi apontada como eletricidade estática.
O veículo e a carga ficaram totalmente destruídos, enquanto os 11 tanques de armazenamento foram preservados.
Ao todo, foram utilizados 12 mil litros de água e 150 litros de LGE (Líquido Gerador de Espuma), produto utilizado pelo Corpo de Bombeiros para combater incêndios, especialmente em hidrocarbonetos e solventes polares, durante o combate às chamas.
Eletricidade estática
A eletricidade estática é um fenômeno físico que ocorre quando há um desequilíbrio de cargas elétricas em um objeto. Esse desequilíbrio pode acontecer através de processos como atrito, contato ou indução. Quando dois materiais diferentes entram em contato e depois se separam, um deles pode perder elétrons e ficar com carga positiva, enquanto o outro ganha elétrons e fica com carga negativa.
Esse acúmulo de carga elétrica pode resultar em várias manifestações, como:
- Descarregamento: Quando a diferença de potencial entre dois corpos se torna suficientemente grande, a eletricidade estática pode se descarregar rapidamente, causando um pequeno choque ou faísca.
- Atração ou Repulsão: Objetos carregados podem se atrair ou se repelir, dependendo do tipo de carga (cargas opostas se atraem, enquanto cargas iguais se repelem).
LEIA TAMBÉM:
- Vereador morto em Santana do Itararé: motivação do crime ainda é um mistério
- Avenida mais importante do Pinheirinho e Capão Raso será totalmente interditada
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.