Estadual
Sucessão ao Palácio Iguaçu passa pelas mãos do governador

Sucessão ao Palácio Iguaçu passa pelas mãos do governador

“O governador Ratinho Junior (PSD) é quem define no seu campo político as chapas de candidatos, inclusive na majoritária, nas eleições de 2026 no Paraná”. (Leonaldo Paranhos).

Pedro Ribeiro - segunda-feira, 11 de novembro de 2024 - 11:45

Sobre as especulações em relação à sucessão ao Palácio Iguaçu em 2026, o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos (Podemos), manifestou sua opinião: “o governador Ratinho Junior (PSD) é quem define no seu campo político as chapas de candidatos, inclusive na majoritária, nas eleições de 2026 no Paraná”.

Paranhos, que tem acompanhado pela mídia nomes que possivelmente estarão sendo colocados à disposição do governador, explicou que faz parte de um grupo político em que o líder estadual é o governador Ratinho Junior. “Ele vai definir quem será candidato. Onde ele escalar eu vou jogar. Até no banco de reserva. Eu não sou candidato de mim mesmo”, disse Paranhos.

Em entrevista ao jornalista Caio Gottlieb, do programa Jogo Aberto, da TV Tarobá, exibida neste sábado, 11, Paranhos já havia adiantado o seu desejo na disputa em 2026. “Eu sou o prefeito do interior e o Ratinho tem outros nomes. Agora vou trabalhar para isso e quero construir um plano de governo e evidentemente, estarei onde o governador me escalar, se ele me escalar como candidato a governador, claro (que estarei nesta disputa)”, disse.

Paranhos também reafirmou a disposição de fazer parte do governo Ratinho Junior a partir de janeiro de 2025. “Há uma tendência. O Ratinho gosta de me chamar de tocador de obras e administrar uma prefeitura como a de Cascavel, isso é um privilégio e me coloca numa posição muito confortável. Ele ainda não oficializou o convite e há uma possibilidade de ir para o governo”.

Sobre a candidatura ao Governo do Estado em 2026, Paranhos ressaltou na entrevista que ainda “há todo um caminho” e que vai respeitar a decisão do governador. “Principalmente, estando no governo. Eu tenho que ter a ética para olhar para o governador sabendo que tem outros nomes. O projeto existe, mas não é a qualquer custo”, disse o prefeito que pretende rodar os municípios do Paraná com palestras sobre o modo Paranhos de governar e orientar os novos gestores sobre as ações que podem ser levadas nos primeiros 100 dias na administração das cidades.

Melhor avaliado

Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas de dezembro de 2023 apontou Paranhos como o prefeito com melhor aprovação no país com 85,7%.As avaliações positivas se destacaram ainda por todo ano de 2024 e que levou o vice-prefeito, Renato Silva (PL), apoiado por Paranhos, a vencer as eleições em Cascavel com 56,41% (95.168) dos votos válidos.

Paranhos disse que o principal responsável pela eleição do novo prefeito é “próprio Renato Silva” e destacou o apoio do governador Ratinho Junior. “Tudo somou, apoio do governador, candidato a vice-prefeito (Henrique Mecabô) e o mérito do próprio Renato que conquistou o apoio das lideranças políticas do Estado e da cidade”.

O prefeito de Cascavel ressaltou ainda que os principais desafios do novo governo estão nas áreas de segurança, saúde, educação e pavimentação das estradas rurais do município e afirmou que o centro de convenções é a obra que gostaria de ter feito nos seus oito anos de governo. “É um sonho que não consegui realizar e que vou pedir ao Renato para ajudá-lo a concretizar”, completou.

Compartilhe