Indústria paranaense cresce 5,1% em doze meses
O Estado só perde para o Rio Grande do Norte (7,7%), Ceará (7,3%), Goiás (6,8%), Santa Catarina (6%) e Pará (5,5%)
A indústria paranaense cresceu 5,1% no acumulado dos últimos doze meses se comparado com o recorte de outubro de 2023 a setembro de 2024. O estado ficou atrás do Rio Grande do Norte (7,7%), Ceará (7,3%), Goiás (6,8%), Santa Catarina (6%) e Pará (5,5%). A média nacional foi de 2,6%. Os dados são da Pesquisa Mensal da Indústria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quinta-feira (07).
Os principais impulsionadores foram a fabricação de:
- máquinas, aparelhos e materiais elétricos (22,8%)
- produtos de madeira (14,9%)
- coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (14,3%)
- bebidas (13,2%)
- móveis (10,1%)
- produtos de borracha e material plástico (2,9%)
- veículos, reboques e carrocerias (2,8%)
- papel e celulose (1,8%)
No caso de bebidas, produtos de madeira, máquinas, aparelhos e materiais elétricos e móveis os resultados do Paraná são os melhores do País em doze meses. Em bebidas, por exemplo, o crescimento foi 8,9 pontos percentuais acima da média nacional, de 4,3%. Na fabricação de móveis o resultado é 2,4% acima da média nacional, de 7,7%.
Outros indicadores do setor também são positivos. A indústria local evoluiu 0,9% na variação de agosto para setembro, demonstrando recuperação em relação à passagem de julho para agosto, que apontou retração. Segundo o IBGE, esse crescimento que também aconteceu em outros estados reflete um movimento compensatório em relação ao mês de julho, quando ocorreu uma queda em nível nacional. A melhora no mercado de trabalho, com desemprego em queda e aumento do poder de compra das famílias, também explica a retomada.
LEIA TAMBÉM:
- Venda de veículos aumenta 21,6% em outubro, diz Anfavea
- Despoluir: transportadoras podem ser premiadas pelos programas de responsabilidade ambiental
Na comparação com setembro do ano passado, a variação da indústria do Paraná também é positiva, alcançando 3,7%, acima da média nacional (3,4%) e nesse caso na frente de São Paulo (2,9%), Rio Grande do Sul (2,5%) e Rio de Janeiro (-4,5%).
A indústria paranaense também cresceu 3,3% no acumulado de janeiro a setembro. O índice está acima da média nacional (3,1%). No acumulado no ano, 17 dos 18 locais pesquisados registraram alta na produção.
Com AEN
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.